Conceição imaculada “versus” Imaculada Conceição

Esse título não é um jogo de palavras – até porque, se fosse, seria de mau gosto –, mas uma síntese de dois programas de vida antagônicos.

Acredite em si mesmo”: a autoconfiança é, hoje, um dos valores mais vendidos – e a preço alto.

Ora, as leis da oferta e da procura nos levam a concluir que, se há venda, há interesse e, se há interesse, possivelmente há carência. Ninguém se ocupa do ar-condicionado de seu carro, a não ser quando ele para de funcionar. Portanto, essa pedra filosofal chamada segurança e paz interior talvez seja tão mais procurada quanto mais difícil se tem tornado encontrá-la. Será que ela desertou de nosso mundo?

*     *     *

Nas fotos que ilustram estas páginas temos, de um lado, Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista e intimíssimo colaborador de Hitler, até suicidar-se em 1945.

Sua paixão era escrever. Contudo, os fracassos padecidos nesse campo tornaram-no a pessoa ideal para se harmonizar com o Führer, homem que também sofrera reveses, pois na juventude quisera dedicar-se às artes plásticas, mas sem sucesso. Seus biógrafos notam que o encontro entre os dois foi o de um escritor frustrado com um pintor fracassado, ambos elegendo como segunda opção de carreira a dominação do mundo. O destino tem suas ironias, e o orgulho humano também…

Goebbels tornou-se um nazista convicto. Casado com uma grande admiradora de Hitler e pai de seis filhos, tinha uma família que compunha, à primeira vista, o perfeito modelo ariano. Dominados por ele, cinema, rádio e imprensa expunham sua vida à admiração de todo o Reich: no trabalho, nas férias, em casa, ou sendo visitada pelo titio Adolf.

Joseph Goebbels

Todavia, por trás das aparências, o gigante da propaganda nazi não passava de um anão no reino dos pigmeus. E não se veja nisso somente uma referência à proverbial baixa estatura de Goebbels, que fazia até mesmo Hitler passar por um homem grande – não um grande homem, coisa bem mais difícil –, mas sobretudo a que a Alemanha, país brilhante, sob o nazismo cresceu tanto que implodiu: de supernova, transformou-se em buraco negro, reduzindo ao nada qualquer coisa que dela se aproximasse, inclusive a vida.

Recordando todo esse engodo, nos perguntamos: como isso se explica?

Em Revolução e Contra-Revolução, Dr. Plinio denuncia a máxima revolucionária por ele qualificada como “conceição imaculada do indivíduo”.1

Como observou André Frossard,2 depois que o pecado original foi abolido por decreto filosófico, a partir de Rousseau, se decidiu que o homem nasce bom. Não se deve desconfiar de si mesmo; pelo contrário, é preciso buscar no próprio interior o empuxe para superar-se. Ora, quando o homem procura em si aquilo que lhe falta – situação contraditória – e não encontra, o que acontece? Goebbels.

Ator por interesse de Estado – ou, melhor dito, da também denunciada por Dr. Plinio “conceição imaculada das massas e do Estado”,3 a mesma que levaria a Alemanha ao suicídio acima apontado –, ele, entretanto, não conseguia esconder sua própria insegurança, traída pela rigidez de gestos, olhar vago, sorriso rasgado em lábios de contornos incertos. Tudo isso indica a frustração de um homem que aderiu ao “acredite em si mesmo”, proposição bem mais sedutora do que o axioma grego: “conhece-te a ti mesmo”.

Ora, “a humildade é caminhar na verdade”,4 diz Santa Teresa, e acrescenta: “a verdade é que somos miséria e nada”. Todo homem passa por momentos nos quais a máscara da “conceição imaculada do indivíduo” despenca, revelando a nu aquilo que ele realmente é. Nessas horas, há dois caminhos: ou tentar fixá-la novamente a todo custo, ainda que com um tiro na cabeça, como mais ou menos fez Goebbels; ou seguir o exemplo de São Maximiliano Maria Kolbe.

Este religioso franciscano também se dedicava aos meios de comunicação massiva. E foi capaz de estender seu raio de influência até mesmo ao Japão, onde, sem de início falar sequer uma palavra da língua nacional, chegou a fazer publicações que, juntas, ultrapassavam a tiragem de um milhão de exemplares – isso num país alheio à Fé Católica, para dizer o mínimo.

Ora, a fórmula de seu sucesso não se assentava sobre técnicas de marketing, mas sim sobre um princípio: “Não escrevais nada que não possa ser assinado pela Virgem Maria”.5 Homem de consciência delicada, vigilante contra suas más inclinações, sabia-se fraco. Por isso, alicerçava-se numa entranhadíssima devoção a Nossa Senhora, a quem invocava especialmente sob o título de Imaculada Conceição.

São Maximiliano Maria Kolbe

Kolbe também experimentou fracassos. Em várias ocasiões viram-no triste e ansioso, às vezes chorava face aos reveses. Entretanto, nada o impediu de superar os obstáculos, porque lutava à sombra da Imaculada. Ele via “a Virgem Maria em todo lugar e, consequentemente, dificuldades em lugar nenhum”.6 Basta contemplar seu olhar para convencer-se disso.

*     *     *

Ambos os personagens morreram por causa do nazismo e tiveram seus corpos incinerados, como para confirmar o versículo bíblico segundo o qual “há uma sorte idêntica ao justo e ao ímpio” (Ecl 9, 2). Na outra vida, porém, Kolbe foi recebido nos braços d’Aquela em quem depositara sua confiança. Já Goebbels não poderia salvar-se a si mesmo.

Portanto, “conceição imaculada versus Imaculada Conceição” não é um jogo de palavras vazio, mas uma síntese de dois programas de vida, profundamente antagônicos no ponto de partida, nos meios e, sobretudo, quanto ao respectivo destino eterno. ◊

 

Notas


1 CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Revolução e Contra-Revolução. 9.ed. São Paulo: Arautos do Evangelho, 2024, p.130.

2 Cf. FROSSARD, André. Excusez-mois d’être Français. Paris: Fayard, 1992, p.41.

3 CORRÊA DE OLIVEIRA, op. cit., p.131.

4 SANTA TERESA DE ÁVILA. Moradas del castillo interior. Moradas sextas, c.10, n.8.

5 FROSSARD, André. N’oubliez pas l’amour. La passion de Maximilien Kolbe. Paris: Robert Laffont, 1987, p.93.

6 Idem, p.52.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Do mesmo autor

Artigos relacionados

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever