Memória de Santo Afonso Maria de Ligório
Bispo e Doutor da Igreja (†1787 Pagani – Itália). Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, é apóstolo do culto à Eucaristia e à Santíssima Virgem. Pregador cheio de zelo pela salvação das almas, grande escritor e insigne mestre da Moral. Também compôs belíssimas canções.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Jr 18,1-6
1Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras”. 3Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 4quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos. 5Fez-se em mim a palavra do Senhor: 6“Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel”.
Salmo responsorial: Sl 145(146),1-2.3-4.5-6 (R. 5a)
- Feliz quem se apoia no Deus de Jacó! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Bendize, minh’alma, ao Senhor! †2Bendirei ao Senhor toda a vida, *cantarei ao meu Deus sem cessar! R.
3Não ponhais vossa fé nos que mandam, *não há homem que possa salvar. 4Ao faltar-lhe o respiro ele volta †para a terra de onde saiu; *nesse dia seus planos perecem. R.
5É feliz todo homem que busca †seu auxílio no Deus de Jacó, *e que põe no Senhor a esperança. 6O Senhor fez o céu e a terra, *fez o mar e o que neles existe. R.
Evangelho: Mt 13,47-53
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
Santos em destaque
Santo Etelvoldo, Bispo (†984). Discípulo de São Dustão da Cantuária e Bispo de Winchester, compilou a “Concórdia Regular para restauração da observância monástica na Inglaterra”.
São Pedro Fabro, presbítero (†1546). Discípulo de Santo Inácio de Loyola que participou da fundação da Companhia de Jesus. Morreu em Roma quando se dirigia para o Concílio de Trento.
São Bernardo Vu Van Duê, presbítero e mártir (†1838). Sacerdote dominicano decapitado no Vietnã.
Beato Tomás Welbourne, mártir (†1605). Professor leigo enforcado em York durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, por incentivar a fidelidade ao Papa entre os seus alunos.
Beato Benvindo de Miguel Arahal, presbítero e mártir (†1936). Religioso dos Terciários Capuchinhos da Virgem Dolorosa. Barbaramente assassinado em Madri durante a Guerra Civil Espanhola.
Beato Alexio ou Alexis Sobaszek, presbítero e mártir (†1942). Diretor dos estudos de Filosofia e Teologia da Universidade de Poznán, Polônia. Porque continuou exercendo seu ministério após a invasão dos alemães, foi enviado ao campo de Dachau.
Beata Maria Estela do Santíssimo Sacramento, virgem e mártir (†1943). Superiora do convento das Irmãs da Congregação Sagrada Família de Nazaré em Nowogródek, Bielorrússia, foi fuzilada junto com outras dez freiras da comunidade.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens