1 de agosto de 2025

Memória de Santo Afonso Maria de Ligório

Bispo e Doutor da Igreja (†1787 Pagani – Itália). Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, é apóstolo do culto à Eucaristia e à Santíssima Virgem. Pregador cheio de zelo pela salvação das almas, grande escritor e insigne mestre da Moral. Também compôs belíssimas canções.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Lv 23,1.4-11.15-16.27.34b-37

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 4“São estas as solenidades do Senhor em que convocareis santas assembleias no devido tempo: 5no dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa do Senhor. 6No dia quinze do mesmo mês é a festa dos Ázimos, em honra do Senhor. Durante sete dias comereis pães ázimos. 7No primeiro dia, tereis uma santa assembleia, não fareis nenhum trabalho servil; 8oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo durante sete dias. No sétimo dia haverá uma santa assembleia, e não fareis também nenhum trabalho servil”. 9O Senhor falou a Moisés, dizendo: 10“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: ‘Quando tiverdes entrado na terra que vos darei e tiverdes feito a colheita, levareis ao sacerdote um feixe de espigas como primeiros frutos da vossa colheita. 11O sacerdote elevará este feixe de espigas diante do Senhor, para que ele vos seja favorável: e fará isso no dia seguinte ao sábado. 15A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de espigas para ser apresentado, contareis sete semanas completas. 16Contareis cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado e apresentareis ao Senhor uma nova oferta. 27O décimo dia do sétimo mês é o dia da Expiação. Nele tereis uma santa assembleia, jejuareis e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo. 34No dia quinze deste sétimo mês, começa a festa das Tendas, que dura sete dias, em honra do Senhor. 35No primeiro dia haverá uma santa assembleia e não fareis nenhum trabalho servil. 36Durante sete dias oferecereis ao Senhor sacrifícios pelo fogo. No oitavo dia, tereis uma santa assembleia e oferecereis ao Senhor um sacrifício pelo fogo. É dia de reunião festiva: não fareis nenhum trabalho servil. 37Estas são as solenidades do Senhor, nas quais convocareis santas assembleias para oferecer ao Senhor sacrifícios pelo fogo, holocaustos e oblações, vítimas e libações, cada qual no dia prescrito’”

Salmo responsorial: Sl 80(81),3-4.5-6ab.10-11ab (R. 2a)

R. Exultai no Senhor, nossa força.

3Cantai salmos, tocai tamborim, *harpa e lira suaves tocai! 4Na lua nova soai a trombeta, *na lua cheia, na festa solene! R.

5Porque isto é costume em Jacó, *um preceito do Deus de Israel; 6auma lei que foi dada a José, *bquando o povo saiu do Egito. R.

10Em teu meio não exista um deus estranho, *nem adores a um deus desconhecido! 11aPorque eu sou o teu Deus e teu Senhor, *bque da terra do Egito te arranquei. R.

Evangelho: Mt 13,54-58

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


Santos em destaque

Santo Etelvoldo, Bispo (†984). Discípulo de São Dustão da Cantuária e Bispo de Winchester, compilou a “Concórdia Regular para restauração da observância monástica na Inglaterra”.

São Pedro Fabro, presbítero (†1546). Discípulo de Santo Inácio de Loyola que participou da fundação da Companhia de Jesus. Morreu em Roma quando se dirigia para o Concílio de Trento.

São Bernardo Vu Van Duê, presbítero e mártir (†1838). Sacerdote dominicano decapitado no Vietnã.

Beato Tomás Welbourne, mártir (†1605). Professor leigo enforcado em York durante o reinado de Jaime I da Inglaterra, por incentivar a fidelidade ao Papa entre os seus alunos.

Beato Benvindo de Miguel Arahal, presbítero e mártir (†1936). Religioso dos Terciários Capuchinhos da Virgem Dolorosa. Barbaramente assassinado em Madri durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato Alexio ou Alexis Sobaszek, presbítero e mártir (†1942). Diretor dos estudos de Filosofia e Teologia da Universidade de Poznán, Polônia. Porque continuou exercendo seu ministério após a invasão dos alemães, foi enviado ao campo de Dachau.

Beata Maria Estela do Santíssimo Sacramento, virgem e mártir (†1943). Superiora do convento das Irmãs da Congregação Sagrada Família de Nazaré em Nowogródek, Bielorrússia, foi fuzilada junto com outras dez freiras da comunidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

9 de agosto de 2025

Sábado da 18ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

8 de agosto de 2025

Memória de São Domingos de Gusmão Presbítero (†1221 Bolonha -...

7 de agosto de 2025

Quinta-feira da 18ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever