11 de novembro de 2023

Memória de São Martinho de Tours

Bispo de Tours, França, eleito em 371. Nasceu na Hungria e deixou a carreira militar para ser religioso. É dessa época o famoso episódio em que cortou metade do seu manto para cobrir um pobre que morria de frio. Fundou vários mosteiros, entre eles o de Ligugé, um dos mais antigos da Europa.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 16,3-9.16.22-27

Irmãos, 3saudai Prisca e Áquila, colaboradores meus em Cristo Jesus, 4os quais expuseram a sua própria vida para salvar a minha. Por isso, eu lhes sou agradecido; não somente eu, mas também todas as Igrejas do mundo pagão. 5Saudai igualmente a Igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu muito estimado Epêneto, que faz parte dos primeiros frutos da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que trabalhou muito em proveito vosso. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis que se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, a quem estimo muito no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estáquis. 16Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todas as Igrejas de Cristo vos saúdam. 22Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevo esta epístola, no Senhor. 23Saúda-vos Caio, meu hóspede e de toda a Igreja. 24Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu Evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora esse mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

Salmo responsorial: Sl 144(145),2-3.4-5.10-11 (R. cf. 1b)

R. Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre. 3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *e ninguém pode medir sua grandeza. R.

4Uma idade conta à outra vossas obras *e publica os vossos feitos poderosos; 5proclamam todos o esplendor de vossa glória *e divulgam vossas obras portentosas! R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

Evangelho: Lc 16,9-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens é detestável para Deus”.


Santos em destaque

São Verão, Bispo (†séc. V). Governou com sabedoria e santidade a diocese de Vence, França, e apoiou a carta de São Leão Magno contra o monofisismo.

São Teodoro Estudita, abade (†826). Abade do mosteiro de Studion Constantinopla. Nele se formaram sábios, santos e mártires, que morreram vítimas das perseguições dos iconoclastas.

São Bartolomeu, abade (†1065). Discípulo de São Nilo de Rossano, ajudou-o a fundar a Abadia de Santa Maria de Grottaferrata, nas proximidades de Roma, e converteu esse mosteiro numa escola de ciências e artes.

Santa Marina de Omura, virgem e mártir (†1634). Terciária dominicana, presa e queimada viva em Nagasaki, Japão, por ser cristã.

Beata Vicenta Maria, virgem (†1855). Juntamente com o Beato Carlos Steeb, fundou o Instituto das Irmãs da Misericórdia de Verona, Itália.

Beata Alice Kotowska, virgem e mártir (†1939). Religiosa de Congregação das Irmãs da Ressurreição do Senhor. Durante a Segunda Guerra, não aceitando renegar a fé, foi fuzilada nas proximidades de Wejherovo, Polônia.

Beato Vicente Eugênio Bossilkov, Bispo e mártir (†1952). Por recusar-se a romper com o Papa, foi encarcerado, torturado e fuzilado pelo regime bolchevista da Bulgária.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de julho de 2024

Domingo da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

20 de julho de 2024

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...

19 de julho de 2024

Sexta-feira da 15ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever