Sexta-feira da 23ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa do Santíssimo Nome da Bem-Aventurada Virgem Maria. Memória facultativa. Há vários significados relacionados a este bendito nome. O mais corrente é “Estrela do Mar”. Esta comemoração teve início na Espanha, em 1513.
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Tm 1,1-2.12-14
1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2a Timóteo, verdadeiro filho na fé: a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 12Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, 13a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. 14Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Salmo responsorial: Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.11 (R. cf. 5a)
R. O Senhor é a porção da minha herança!
1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! *2aDigo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. 5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *meu destino está seguro em vossas mãos! R.
7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *e até de noite me adverte o coração. 8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *pois se o tenho a meu lado não vacilo. R.
11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado! R.
Evangelho: Lc 6,39-42
Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.
Santos em destaque
Santo Albeu, Bispo (†c. 528). Fundou a Diocese de Emly, Irlanda, sendo o principal evangelizador desta região.
São Guido, peregrino (†c.1012). Após peregrinar por sete anos nos Lugares Santos, regressou a Anderlecht, Bélgica, onde morreu piedosamente.
São Francisco Ch’oe Kyŏnghwan, mártir (†1839). Catequista preso, torturado e morto em Seul por defender os católicos e encorajá-los para o martírio durante as perseguições na Coreia.
Beato Apolinário Franco, presbítero e mártir (†1622). Religioso franciscano espanhol, partiu como missionário para as Filipinas e depois para o Japão. Foi queimado vivo durante a perseguição.
Beato Tomás Zumárraga, presbítero (†1622). Foi encarcerado por ódio à fé e lançado ao fogo em Omura (Japão), junto com o franciscano Apolinário Franco e mais quatro companheiros.
Beato Pedro Sulpício Cristóvão Faverge, mártir (†1794). Irmão Lassalista, encarcerado numa galera, junto com centenas de outras vítimas da Revolução Francesa. Aí morreu, em consequência das doenças contraídas ao tratar caridosamente dos prisioneiros enfermos.
Beata Maria Luísa Prósperi, abadessa (†1847). Religiosa beneditina de Trevi, Itália, à qual Nosso Senhor concedeu dons místicos extraordinários, mas sem poupar-lhe longas e dolorosas provações.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online