Memória de São João Crisóstomo
São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja. Após a morte de sua mãe, retirou-se para o deserto. Chamado a Antioquia, foi ordenado diácono, sacerdote e depois nomeado bispo e patriarca da Sede de Constantinopla, capital do Império do Oriente. Pelo fogo e sabedoria de suas palavras, foi cognominado de Crisóstomo, palavra grega que significa “boca de ouro”. Morreu no exílio em 407, deixando abundante produção intelectual.
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Tm 1,15-17
Caríssimo, 15segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles! 16Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Salmo responsorial: Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R. 2)
R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *louvai, louvai o nome do Senhor! 2Bendito seja o nome do Senhor, *agora e por toda a eternidade! R.
3Do nascer do sol até o seu ocaso, *louvado seja o nome do Senhor! 4O Senhor está acima das nações, *sua glória vai além dos altos céus. R.
5aQuem pode comparar-se ao nosso Deus, *6que se inclina para olhar o céu e a terra? 7Levanta da poeira o indigente * e do lixo ele retira o pobrezinho. R.
Evangelho: Lc 6,43-49
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo? 47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.
Santos em destaque
São Marcelino, mártir († 413). Amigo de São Jerônimo e Santo Agostinho, com os quais manteve correspondência. Foi morto ao defender a fé católica nas controvérsias com os hereges donatistas.
São Maurílio, Bispo (†453).Nascido em Milão, foi discípulo de São Martinho de Tours, por quem foi ordenado presbítero. Eleito Bispo de Angers, França, erradicou as superstições pagãs dos povos rurais.
Santo Amado, abade (†629). Sacerdote e monge insigne por sua austeridade, governou com sabedoria o mosteiro de Habend, França.
Santo Amado de Sion, Bispo (†c. 690). Por ordem do rei Tedorico da Austrásia, foi exilado de sua diocese de Sion, Suíça, para um mosteiro em Breuil, França, onde morreu.
Beata Maria de Jesus Lopez Rivas, religiosa (†1640). Priora do convento carmelita de Toledo, discípula de Santa Teresa de Ávila. Caluniada e deposta do cargo, suportou tudo com grande caridade.
Beato Aurélio Maria (Benvindo Villalón Acebrón), religioso e mártir (†1936). Membro da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, morto por ódio à Igreja.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online