15 de novembro de 2024

Sexta-feira da 32ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santo Alberto Magno, Bispo e doutor da Igreja. Dominicano, nascido em 1206 na Baviera. Foi professor do grande São Tomás de Aquino.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Jo 1,4-9

4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.5E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois trata-se daquele que temos desde o princípio – amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.

Salmo responsorial: Sl 118(119),1.2.10.11.17.18 (R. 1b)

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *que na lei do Senhor Deus vai progredindo! R.

2Feliz o homem que observa seus preceitos, *e de todo o coração procura a Deus! R.

10De todo o coração eu vos procuro, *não deixeis que eu abandone a vossa lei! R.

11Conservei no coração vossas palavras, *a fim de que eu não peque contra vós. R.

17Sede bom com vosso servo, e viverei, *e guardarei vossa palavra, ó Senhor. R.

18Abri meus olhos, e então contemplarei *as maravilhas que encerra a vossa lei! R.

Evangelho: Lc 17,26-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.


Santos em destaque

São Desidério, Bispo (†655). Construiu muitas igrejas, mosteiros e edifícios de utilidade pública na sua Diocese de Cahors, França, não descuidando, entretanto, de tornar as almas verdadeiros templos de Cristo.

São Leopoldo (†1136). Príncipe austríaco cognominado “o Piedoso”. É venerado como Patrono da Áustria.

São José Pignatélli, sacerdote (†1811). Foi um dos restauradores da Companhia de Jesus na Espanha, após a supressão em 1773. Insigne pela caridade, humildade e integridade de costumes.

São José Mikasa Balikuddembé, mártir (†1885). Prefeito do palácio real em Mengo, Uganda. Após
receber o batismo, converteu muitos jovens a Cristo e os protegeu do rei Mwenga. Por este motivo, aos 25 anos, foi degolado por ordem real.

São Rafael de São José Kalinowski, presbítero (†1907). Recuperada a liberdade após muitos anos de trabalhos forçados na Sibéria, ingressou na Ordem Carmelita em Wadowice, Polônia.

Beata Lúcia Broccadelli, religiosa (†1544). Tanto na vida matrimonial quanto na Ordem Terceira de São Domingos, teve de suportar com paciência muitos sofrimentos e humilhações. Morreu no mosteiro por ela fundado em Ferrara, Itália.

Beato Caio Coreano, mártir (†1624). Por confessar a fé em Cristo, foi condenado à fogueira em Nagasaki, Japão.

Beata Maria da Paixão de Chappotin de Neuville, virgem (†1904). Fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias, empenhada especialmente em melhorar as condições da mulher em terras de missão.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

19 de janeiro de 2025

Domingo da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever