17 de outubro de 2024

Memória de Santo Inácio de Antioquia

Bispo e mártir (†107). Discípulo de São João Evangelista, foi Bispo de Antioquia. Morreu estraçalhado pelas feras no anfiteatro de Roma.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 1,1-10

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.

Salmo responsorial: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 2a)

R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, *e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel *bpela casa de Israel. R.

cOs confins do universo contemplaram *da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa *e da cítara suave! 6Aclamai, com os clarins e as trombetas, *ao Senhor, o nosso Rei! R.

Evangelho: Lc 11,47-54

Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.


Santos em destaque

Santo Oseias, Profeta. Com suas palavras e exemplo de vida, anunciou ao infiel povo de Israel o Senhor como Esposo sempre fiel e de infinita misericórdia.

São Ricardo Gwyn, mártir (†1584). Pai de família e mestre-escola no País de Gales, converteu-se à fé católica, e foi torturado e enforcado por tentar converter outros.

Santo Isidoro Gagelin, presbítero e mártir (†1833). Sacerdote das Missões Estrangeiras, morto durante as perseguições no Vietnã.

Beato Gilberto de Cister, abade (†1167). Nascido na Inglaterra, foi abade de Cister. Homem de grande ciência, defendeu São Tomás Becket no exílio.

Beato Pedro da Natividade de Santa Maria Virgem Casani, presbítero (†1647). Religioso escolápio, que sendo grande pregador, atraiu multidões e trabalhou na educação das crianças.

Beato Tiago Burin, presbítero e mártir (†1794). Exerceu clandestinamente o ministério sacerdotal durante a Revolução Francesa, até ser assassinado quando celebrava a Santa Missa.

Beatas Maria Natália de São Luís Vanot e companheiras, virgens e mártires (†1794). Religiosas da Ordem das Ursulinas, guilhotinadas em Valenciennes, França.

Beata Tarsíla Córdoba Belda, mãe de família, mártir (†1936). Durante a Guerra Civil espanhola ocultou os bens da Igreja perseguida, cuidou de freiras escondidas e mataram-na ao ser descoberta.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever