17 de setembro de 2024

Terça-feira da 24ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja (†1621). Aos 18 anos ingressou na Companhia de Jesus. Combateu os erros do protestantismo e destacou-se como exegeta e teólogo. Foi conselheiro de vários Papas e diretor espiritual de São Luís Gonzaga, a quem assistiu em seus últimos momentos. Faleceu em Roma no ano de 1621.

Santa Hildegarda de Bingen, virgem, Doutora da Igreja (†1179). Religiosa do mosteiro do Monte São Ruperto, em Bingen (Alemanha). Escreveu piedosos livros sobre medicina, ciências naturais, arte musical e contemplação mística.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 12,12-14.27-31a

Irmãos, 12como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. 14Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. 27Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. 28E, na Igreja, Deus colocou, em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo lugar, os profetas; em terceiro lugar, os que têm o dom e a missão de ensinar; depois, outras pessoas com dons diversos, a saber: dom de milagres, dom de curas, dom para obras de misericórdia, dom de governo e direção, dom de línguas. 29Acaso todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos ensinam? Todos realizam milagres? 30Todos têm o dom das curas? Todos falam em línguas? Todos as interpretam? 31aAspirai aos dons mais elevados.

Salmo responsorial: Sl 99(100),2.3.4.5 (R. 3c)

R. Nós somos o seu povo e seu rebanho.

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos! R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho. R.

4Entrai por suas portas dando graças, †e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei! R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente! R.

Evangelho: Lc 7,11-17

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.


Santos em destaque

São Sátiro, leigo (†377). Irmão de Santo Ambrósio e Santa Marcelina. Viveu com integridade a Fé, dando exemplo de honestidade. Em suas exéquias, Santo Ambrósio pronunciou uma homilia que ainda hoje é lida no Ofício dos defuntos.

São Lamberto, Bispo e mártir (†705). Bispo de Maastricht num período de turbulências políticas, foi exilado e viveu sete anos como simples monge.

Santa Colomba, virgem e mártir (†853). Dedicou-se aos estudos das Sagradas Escrituras. No decorrer das perseguições de Mohamed I, foi decapitada e seu corpo lançado às águas do Guadalquivir.

São Pedro de Arbués, presbítero e mártir (†1485). Cônego regular da Ordem de Santo Agostinho que combateu as superstições e heresias no reino de Aragão e foi morto por sicários, aos pés do altar da Catedral de Saragoça, Espanha.

São Francisco Maria de Camporosso, religioso (†1866). Irmão capuchinho, ofereceu sua vida pela salvação dos doentes da epidemia que dilacerava Gênova, Itália.

São Segismundo Félix Feliński, Bispo (†1895). Da sua Diocese de Varsóvia, Polônia, promoveu uma ampla renovação religiosa e moral da nação. Fundou o Instituto das Irmãs Franciscanas da Família de Maria.

Beato Estanislau de Jesus e Maria, presbítero (†1701). Fundador dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição da Virgem Maria, em Gora Kalwária, Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever