18 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa da Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ap 1,1-4.2,1-5a

1Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 2Este dá testemunho que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. 3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus. 2,1Ouvi o Senhor que me dizia: Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Colocaste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5aLembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar.

Salmo Responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Ap 2,7b)

R. Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!

1Feliz é todo aquele que não anda *conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, *nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus *e a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore, *que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, †e jamais as suas folhas vão murchar. *Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos. †Ao contrário, são iguais à palha seca *espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Evangelho: Lc 18,35-43

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.” 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.


Santos em destaque

São Romano, mártir (†303). Diácono de Cesaréia que, ao ver os cristãos de Antioquia encaminhando-se para sacrificar aos ídolos, incitou-os em alta voz a permanecerem firmes na Fé. Foi preso e, após cruéis torturas, estrangulado no cárcere.

Santo Odon de Cluny (Odão), abade (†942). Segundo abade de Cluny, restaurou a disciplina monástica em numerosos mosteiros da França e da Itália.

Santa Filipa Duchesne, virgem (†1852). Religiosa francesa das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus,partiu em missão para os Estados Unidos e ali exerceu intenso apostolado e fundou várias escolas.

Beato Leonardo Kimura e companheiros, mártires (†1619). Jesuíta queimado vivo com mais quatro companheiros em Nagasaki, Japão.

Beato Grimoaldo da Purificação Santamaría, religioso (†1902). Irmão passionista atingido por uma
grave doença quando se preparava para o sacerdócio. Morreu santamente aos 18 anos de idade em Ceccano, Itália.

Beata Carolina Koska, virgem e mártir (†1914). Jovem catequista da paróquia de Zabawa, Polônia. Morreu aos 16 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, resistindo a um soldado que atentava contra sua castidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de janeiro de 2025

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 3ª semana do Tempo Comum Leituras da...

29 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 3ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever