18 de outubro de 2024

Festa de São Lucas Evangelista

Exercia a profissão de médico. Conheceu pessoalmente Nossa Senhora e, segundo antiga tradição, pintou um retrato d’Ela. Não se sabe ao certo a data em que faleceu.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Tm 4, 10-17b

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente e ouvida por todas as nações.

Salmo responsorial: Sl 144(145), 10-11,12-13ab, 17-18 (R. 12a)
R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13aO vosso reino é um reino para sempre, *13bvosso poder, de geração em geração. R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *é santo em toda obra que ele faz. 18Ele está perto da pessoa que o invoca, *de todo aquele que o invoca lealmente. R.

Evangelho: Lc 10, 1-9

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.


Santos em destaque

Santo Asclepíades, Bispo (†218). Insigne confessor da Fé nos tempos das perseguições, na Antioquia, Síria.

Santo Amável, presbítero (†séc. V). Pároco de Riom, França, conhecido como “varão de admirável santidade”, por suas virtudes e dons de milagres.

São Monon, mártir (†c. 630/640). Eremita de origem irlandesa apedrejado por ladrões incomodados pela sua santidade de vida.

São Pedro de Alcântara, presbítero (†1562). Franciscano de vida penitente e austera, renovou a disciplina nos conventos da ordem, na Espanha, e foi conselheiro de Santa Teresa na reforma da Ordem Carmelita. Ver também :

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever