19 de setembro de 2025

Sexta-feira da 24ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Januário, Bispo e mártir (†305). Martirizado em Pozzuoli (Itália). Seu sangue, conservado na Catedral de Nápoles, se liquefaz milagrosamente, quatro vezes ao ano.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Tm 6,2c-12

Caríssimo, 2ensina e recomenda estas coisas. 3Quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, 5porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade, que fazem da piedade assunto de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos. 9Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, 10porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos. 11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.

Salmo responsorial: Sl 48(49),6-7.8-10.17-18.19-20 (R. Mt 5,3)

R. Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus.

6Por que temer os dias maus e infelizes, *quando a malícia dos perversos me circunda? 7Por que temer os que confiam nas riquezas *e se gloriam na abundância de seus bens? R.

8Ninguém se livra de sua morte por dinheiro *nem a Deus pode pagar o seu resgate. 9A isenção da própria morte não tem preço; *não há riqueza que a possa adquirir, 10nem dar ao homem uma vida sem limites *e garantir-lhe uma existência imortal. R.

17Não te inquietes, quando um homem fica rico *e aumenta a opulência de sua casa;18pois ao morrer não levará nada consigo, *nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. R.

19Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: *”Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” 20Mas vai-se ele para junto de seus pais, *que nunca mais e nunca mais verão a luz! R.

Evangelho: Lc 8,1-3

Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.


Santos em destaque

São Mariano, eremita (†s. VI). Oriundo de honrada família de Bourges, França, abandonou o mundo para tornar-se eremita em Berry. Alimentava-se apenas de frutas silvestres e de mel.

São Teodoro, Bispo (†690). Tinha quase 70 anos quando o Papa São Vitaliano o nomeou Bispo de Cantuária, Inglaterra.

Santa Pomposa, virgem e mártir (†853). Decapitada em Córdoba (Espanha) durante a perseguição movida pelos mouros contra os cristãos.

Santa Maria de Cervelló, virgem (†1290). Primeira religiosa mercedária. Incansável na assistência aos pobres e enfermos, ficou conhecida como Maria do Socorro.

São Carlos Hyon Sŏng-mun, mártir (†1846). Catequista que muito trabalhou para a entrada de missionários na Coréia. Foi preso e decapitado junto com outros cristãos.

Santa Maria Emilia de Rodat, fundadora (†1852). Fundou em Villefranche, França, a Congregação da Sagrada Família, para a formação da juventude. Era grande devota da Santa Missa e da Via Sacra. Combateu o espírito jansenista que, com ares de humildade, pregava a escassa procura dos sacramentos.

Beata Francisca Cualladó Baixauli, virgem e mártir (†1936). Simples costureira, recitava o Rosário e participava da Eucaristia diariamente. Foi fuzilada em Benifaiós (Espanha).

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

12 de setembro de 2025

Sexta-feira da 23ª semana do Tempo Comum Memória facultativa do...

11 de setembro de 2025

Quinta-feira da 23ª semana do Tempo Comum Leituras da...

10 de setembro de 2025

Quarta-feira da 23ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever