Sexta-feira da 17ª semana do Tempo Comum
Memórias facultativas de São Pedro Julião Eymard, presbítero (†1868 La Mure – França). Nasceu em 1811, num povoado perto de Grénoble, França. Trabalhando como operário até os 18 anos, estudava com um sacerdote nas horas vagas. Em 1831 entrou para o Seminário de Grénoble e foi ordenado apenas três anos mais tarde. O centro de sua vida espiritual sempre foi a devoção ao Santíssimo Sacramento. Fundou o Instituto dos Sacerdotes Adoradores do Santíssimo Sacramento, mais conhecidos por Sacramentinos.
Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (†371 Vercelli – Itália). Iniciador da vida comum do clero diocesano no Ocidente. Perseguido pelos arianos, foi exilado na Sardenha. Como primeiro bispo de Vercelli, consolidou a Igreja em toda a região piemontesa.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Jr 26,1-9
1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia: 2“Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”. 7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: ‘Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?'” Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.
Salmo responsorial: Sl 68(69),5.8-10.14 (R. 14c)
R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.
5Mais numerosos que os cabelos da cabeça, *são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; *contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir *alguma coisa que de outros não roubei? R.
8Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *e o meu rosto se cobriu de confusão; 9eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam *recaíram todos eles sobre mim! R.
14Por isso elevo para vós minha oração, *neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, *pela vossa salvação que nunca falha! R.
Evangelho: Mt 13,54-58
Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
Santos em destaque
Santo Estêvão I, Papa (†257). Para afirmar com clareza que a união batismal com Cristo acontece uma só vez, proibiu que aqueles que quisessem voltar à plena comunhão com a Igreja recebessem o Sacramento pela segunda vez.
São Sereno, Bispo (†d. 601). Deu hospitalidade em sua diocese de Marselha, França, a Santo Agostinho de Cantuária e seus companheiros, enviados por São Gregório Magno para evangelizar a Inglaterra.
São Pedro de Osma, Bispo (†1109). Monge de Cluny enviado à Espanha com outros companheiros, a pedido do rei Afonso VI. Foi arcediago de Toledo e depois Bispo de Osma.
Beata Joana de Aza (†séc. XIII). Mãe de São Domingos de Gusmão, a quem conduziu desde a infância rumo à virtude.
Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero e mártir (†1936). Dominicano fuzilado no povoado de Híjar, Espanha.
Beato Justino María Russolillo, presbítero (†1955). Sacerdote da Diocese de Nápoles e fundador da Sociedade das Divinas
Vocações.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online