2 de agosto de 2024

Sexta-feira da 17ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de São Pedro Julião Eymard, presbítero (†1868 La Mure – França). Nasceu em 1811, num povoado perto de Grénoble, França. Trabalhando como operário até os 18 anos, estudava com um sacerdote nas horas vagas. Em 1831 entrou para o Seminário de Grénoble e  foi ordenado apenas três anos mais tarde. O centro de sua vida espiritual sempre foi a devoção ao Santíssimo Sacramento. Fundou o Instituto dos Sacerdotes Adoradores do Santíssimo Sacramento, mais conhecidos por Sacramentinos.

Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (†371 Vercelli – Itália). Iniciador da vida comum do clero diocesano no Ocidente. Perseguido pelos arianos, foi exilado na Sardenha. Como primeiro bispo de Vercelli, consolidou a Igreja em toda a região piemontesa.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 26,1-9

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia: 2“Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra; 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”. 7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: “Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: ‘Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?'” Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 68(69),5.8-10.14 (R. 14c)

R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

5Mais numerosos que os cabelos da cabeça, *são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu; *contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir *alguma coisa que de outros não roubei? R.

8Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *e o meu rosto se cobriu de confusão; 9eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam *recaíram todos eles sobre mim! R.

14Por isso elevo para vós minha oração, *neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, *pela vossa salvação que nunca falha! R.

Evangelho: Mt 13,54-58

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


Santos em destaque

Santo Estêvão I, Papa (†257). Para afirmar com clareza que a união batismal com Cristo acontece uma só vez, proibiu que aqueles que quisessem voltar à plena comunhão com a Igreja recebessem o Sacramento pela segunda vez.

São Sereno, Bispo (†d. 601). Deu hospitalidade em sua diocese de Marselha, França, a Santo Agostinho de Cantuária e seus companheiros, enviados por São Gregório Magno para evangelizar a Inglaterra.

São Pedro de Osma, Bispo (†1109). Monge de Cluny enviado à Espanha com outros companheiros, a pedido do rei Afonso VI. Foi arcediago de Toledo e depois Bispo de Osma.

Beata Joana de Aza (†séc. XIII). Mãe de São Domingos de Gusmão, a quem conduziu desde a infância rumo à virtude.

Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero e mártir (†1936). Dominicano fuzilado no povoado de Híjar, Espanha.

Beato Justino María Russolillo, presbítero (†1955). Sacerdote da Diocese de Nápoles e fundador da Sociedade das Divinas
Vocações.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever