20 de junho de 2024

Quinta-feira da 11ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 48,1-14

1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 5Tu, que levantaste um homem da morte e dos abismos, pela palavra do Senhor; 6tu, que precipitaste reis na ruína e fizeste cair do leito homens ilustres; 7tu, que ouvistes censuras no Sinai e decretos de vingança no Horeb. 8Tu ungiste reis, para tirar vingança, e profetas, para te sucederem; 9tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, um carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade! 12Nós também, com certeza, viveremos; mas, após a morte, não será tal o nosso nome. 13Apenas Elias foi envolvido no turbilhão, Eliseu ficou repleto do seu espírito. Durante a vida não temeu príncipe algum, e ninguém o superou em poder. 14Nada havia acima de suas forças, e, até já morto, seu corpo profetizou. 15Durante a vida realizou prodígios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas.

Salmo responsorial: Sl 96(97),1-2.3-4.5-6.7 (R. 12a)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *e as ilhas numerosas rejubilem! 2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *que se apoia na justiça e no direito. R.

3Vai um fogo caminhando à sua frente *e devora ao redor seus inimigos. 4Seus relâmpagos clareiam toda a terra; *toda a terra ao contemplá-los estremece. R.

5As montanhas se derretem como cera *ante a face do Senhor de toda a terra; 6e assim proclama o céu sua justiça, *todos os povos podem ver a sua glória. R.

7“Os que adoram as estátuas se envergonhem †e os que põem a sua glória nos seus ídolos; *aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!” R.

Evangelho: Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.


Santos em destaque

São Metódio, Bispo e mártir da perseguição de Diocleciano, séc. IV.

São Gobano, presbítero (†c. 670). Nascido na Irlanda, tornou-se discípulo de São Fusco na Inglaterra e de lá se dirigiu à França, onde levou vida eremítica.

São João de Matera, abade (†1139). Insigne pela austeridade de vida e pela pregação, fundou na região do Gárgano, Itália, Congregação de Pulsano, de obediência beneditina.

Beata Margarida Ebner, virgem (†1351). Religiosa dominicana que, sofrendo muitas enfermidades, destacou-se na prática de mortificações, em Mödingen, Alemanha.

Beato Dermício O’Hurley, Bispo e mártir (†1584). Preso e torturado durante meses, no reinado de Isabel I da Inglaterra, foi por fim enforcado, pelo fato de não querer desligar-se da Igreja de Roma.

Beata Margarida Ball, mártir (†1584). Viúva septuagenária que acolhia em sua casa sacerdotes perseguidos. Denunciada por seu próprio filho, foi submetida a torturas na prisão em Dublin, Irlanda, onde morreu.

Beato Francisco Pacheco, mártir (†1626). Jesuíta português, partiu como missionário para Macau, passando depois ao Japão onde, por ódio à fé, foi queimado vivo junto com dois sacerdotes e seis religiosos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever