Segunda-feira da 29ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Rm 4,20-25
Irmãos, 20diante da promessa divina, Abraão não duvidou por falta de fé, mas revigorou-se na fé e deu glória a Deus, 21convencido de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu. 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça. 23Afirmando que a fé lhe foi creditada como justiça, a Escritura visa não só à pessoa de Abraão, 24mas também a nós, pois a fé será creditada também para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos Jesus, nosso Senhor. 25Ele, Jesus, foi entregue por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para nossa justificação.
Salmo responsorial: Lc 1,69-70.71-72.73-75 (R. cf. 68)
R. Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
69Fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor, 70como falara pela boca de seus santos, *os profetas desde os tempos mais antigos. R.
71para salvar-nos do poder dos inimigos *e da mão de todos quantos nos odeiam. 72Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *recordando a sua santa Aliança. R.
73e o juramento a Abraão, o nosso pai, *de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor †75 em santidade e em justiça diante dele, *enquanto perdurarem nossos dias. R.
Evangelho: Lc 12,13-21
Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.
Santos em destaque
São Cornélio, o Centurião. Batizado por São Pedro em Cesaréia da Palestina.
São Vital de Salzburgo, Bispo (†c. 730). Discípulo de São Ruperto, companheiro de viagens e imitador de seus trabalhos e vigílias. Foi seu sucessor como Bispo e abade do Mosteiro de São Pedro, em Salzburgo, Áustria.
Santo André Calibita, mártir (†767). Monge cretense encarcerado e morto pela fúria dos iconoclastas.
Santa Adelina de Savigny, abadessa (†1125). Com ajuda de seu irmão, São Vital, fundou o mosteiro de Mortain, França, do qual foi a primeira abadessa.
Santa Maria Bertilla Boscardin, virgem (†1922). Religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia dos Sagrados Corações, dedicou-se aos doentes de corpo e de alma, num hospital em Treviso, Itália.
Beato Tiago Strepa, Bispo (†1409). Prior do convento franciscano de Lviv, Ucrânia, nomeado Bispo de Halicz.
Beato Tiago Kern, presbítero (†1924). Sacerdote Premonstratense, exerceu solicitamente o ministério pastoral em Viena, Áustria, superando com fortaleza a grave enfermidade que o atingira.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online