Terça-feira da 29ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Rm 5,12.15b.17-19.20b-21
Irmãos, 12o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como, pela desobediência de um só homem, a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça. 20Porém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.
Salmo responsorial: Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R. cf. 8a.9a)
R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
7Sacrifício e oblação não quisestes, *mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, †holocaustos por nossos pecados, *8aE então eu vos disse: “Eis que venho!” R.
bSobre mim está escrito no livro: †9“Com prazer faço a vossa vontade, *guardo em meu coração vossa lei!” R.
10Boas-novas de vossa justiça †anunciei numa grande assembleia; *vós sabeis: não fechei os meus lábios! R.
17Mas se alegre e em vós rejubile *todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: “É grande o Senhor!” *os que buscam em vós seu auxílio. R.
Evangelho: Lc 12,35-38
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem imediatamente a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E, caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!”
Santos em destaque
São Malco, monge (†séc. IV). Monge de um convento de Marónia, perto de Antioquia, na atual Turquia, cuja vida foi narrada por São Jerônimo.
Santa Úrsula e companheiras, virgens e mártires (†c. séc. IV). Sofreram o martírio perto de Colônia, Alemanha.
Santo Hilarion de Gaza, abade (†c. 371). Seguindo os passos de Santo Antão, foi exemplo de vida eremítica na região de Gaza. Faleceu em Chipre aos 80 anos.
São Viator, leitor (de. 481). Discípulo e ministro de São Justo, Bispo de Lyon, seguiu-o ao Egito para entregar-se à vida de solidão e penitência no deserto.
São Pedro Yu Tae-ch’ol, mártir (†1839). Tendo sido preso quando tinha apenas 13 anos exortava seus companheiros de cativeiro a suportar os suplícios. Foi morto em Seul, Coreia, por estrangulamento, após ser cruelmente flagelado.
Santa Laura de Santa Catarina de Sena Montoya y Upegui, virgem (†1949). Fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Sena, e primeira colombiana elevada à honra dos altares.
Beato Pedro Capucci, presbítero (†1445). Insigne pregador italiano da ordem dominicana, aconselhava a assídua meditação sobre a morte como meio eficaz de evitar os pecados.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online