22 de outubro de 2025

Quarta-feira da 29ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 6,12-18

Irmãos, 12que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões. 13Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros a serviço de Deus como armas de justiça. 14De fato, o pecado não vos dominará, visto que não estais sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça. 15Então, iremos pecar, porque não estamos sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça? De modo algum! 16Acaso não sabeis que, oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça? 17Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos aos quais fostes entregues. 18Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça.

Salmo responsorial: Sl 123(124),1-3.4-6.7-8 (R. 8a)

R. Nosso auxílio está no nome do Senhor.

1Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *que o diga Israel neste momento; 2se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *quando os homens investiram contra nós, 3com certeza nos teriam devorado *no furor de sua ira contra nós. R.

4Então as águas nos teriam submergido, *a correnteza nos teria arrastado, 5e então, por sobre nós teriam passado *essas águas sempre mais impetuosas. 6Bendito seja o Senhor, que não deixou *cairmos como presa de seus dentes! R.

7Nossa alma como um pássaro escapou *do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, *e assim nós conseguimos libertar-nos. 8O nosso auxílio está no nome do Senhor, *do Senhor que fez o céu e fez a terra! R.

Evangelho: Lc 12,39-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”


Santos em destaque

São Marcos de Jerusalém, Bispo (†séc. II). Primeiro bispo de origem gentio em ocupar a Sé de Jerusalém.

São Filipe, Bispo e mártir (†303). Encarcerado, flagelado e queimado junto com o diácono Hermes na atual Edirne, Turquia, por não obedecer a ordem do prefeito de fechar a igreja e entregar-lhe os vasos e os livros sagrados.

Santo Abércio, Bispo (†séc. III). Bispo de Hierápolis, na Frígia, do qual se conta que peregrinou por diversas regiões anunciando a Fé cristã.

Santas Nunilo e Alódia, virgens e mártires (†851). Irmãs de pai muçulmano, educadas pela mãe na doutrina cristã. Recusaram-se a abandonar a Fé em Cristo e por isso foram decapitadas em Huesca, Espanha.

São Leotádio de Auch, Bispo (†séc. VII). Sendo abade de Fontenelle, foi eleito Bispo de Auch, França.

São Lupêncio, abade (†684). Abade de Saint-Privat-de-Javols, em Châlons. Após sofrer inúmeras injúrias e calúnias por parte de Inocêncio, conde desta cidade, morreu decapitado.

São Moderano, abade (†c. 720). Foi Bispo de Rennes, França, e depois abade do mosteiro de Berceto, Itália. Destacou-se por seu amor à solidão e devoção aos lugares santos.

São Donato de Fiesole, Bispo (†875). Irlandês de origem, foi eleito bispo de Fiesole quando voltava de uma peregrinação a Roma.

Beato Luís Maria de Nossa Senhora das Mercês, presbítero e mártir (†1936) Sacerdote da Ordem dos Carmelitas Descalços, derramou seu sangue por Cristo durante a perseguição religiosa na Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

16 de outubro de 2025

Quinta-feira da 28ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

15 de outubro de 2025

Memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora...

14 de outubro de 2025

Terça-feira da 28ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever