Quinta-feira da 29ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de Santo Antônio Maria Claret, Bispo. Nascido na Catalunha, fundou o Instituto dos Missionários do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e foi nomeado Arcebispo de Cuba. Voltou para a Espanha, como confessor da Rainha Isabel II. Sofreu muito na corte por manter uma conduta irrepreensível. Faleceu em 1870 na Abadia de Fontfroide, França.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Ef 3,14-21
Irmãos, 14eu dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20Àquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.
Salmo responsorial: Sl 32(33),1-2.4-5.11-12.18-19 (R. 5b)
R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
1Ó justos, alegrai-vos no Senhor! *aos retos fica bem glorificá-lo. 2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *na lira de dez cordas celebrai-o! R.
4Pois reta é a palavra do Senhor, *e tudo o que ele faz merece fé. 5Deus ama o direito e a justiça, *transborda em toda a terra a sua graça. R.
11Mas os desígnios do Senhor são para sempre, †e os pensamentos que ele traz no coração, *de geração em geração, vão perdurar. 12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *e a nação que escolheu por sua herança! R.
18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, *e que confiam esperando em seu amor, 19para da morte libertar as suas vidas *e alimentá-los quando é tempo de penúria. R.
Evangelho: Lc 12,49-53
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
Santos em destaque
São Proclo, Bispo (†446). Defendeu a maternidade divina de Maria, lutou contra o heresiarca Nestório e, após a deposição deste, tornou-se Patriarca de Constantinopla.
São Martinho de Vertou, diácono e abade (†séc. VI). Ordenado diácono por São Félix, Bispo de Nantes (França), foi por ele enviado para evangelizar os pagãos das redondezas. Erigiu e regeu o Mosteiro de Vertou.
São Fromundo, Bispo (†séc. VII). Fundou o mosteiro de monjas de Ham e exerceu o ministério pastoral em Coutances, atual França.
São Maglório, Bispo (c. de 605). Foi discípulo de Santo Iltudo no mosteiro de Llantwit, em Gales, junto com seu primo São Sansão, futuro Bispo de Dol, a quem sucedeu nessa diocese.
São José Lê Ðăng Thi, mártir (†1860). Oficial vietnamita, encarcerado, torturado e estrangulado por ser cristão.
São Luís Guanella, sacerdote (†1915). Fundou em Como, Itália, a Congregação dos Servos da Caridade e das Filhas de Santa Maria da Providência para atender as necessidades dos pobres e aflitos.
Beato José Baldo, presbítero (†1915). Fundador da Congregação das Pequenas Filhas de São José. Com grande devoção eucarística, dedicou-se às obras sociais e catequese, em Verona, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online