Domingo da 30ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Eclo 35,15b-17.20-22a
15O Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas. 20Quem serve a Deus como ele o quer será bem acolhido, e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar, não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22faça justiça aos justos e execute o julgamento.
Salmo responsorial: Sl 33(34),2-3.17-18.19.23 (R. 7a.23a)
R. O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.
2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca. 3Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem! R.
17mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta. R.
19Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido. 23Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera. R.
Segunda leitura: 2Tm 4,6-8.16-18
Caríssimo, 6quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória pelos séculos dos séculos! Amém.
Evangelho: Lc 18,9-14
Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ 14Eu vos digo, este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.
Santos em destaque
Santos Luciano e Marciano, mártires (†c. 250). Segundo a tradição, no tempo do imperador Décio, por ordem do procônsul Sabino, foram queimados vivos em Izmit, Turquia, por serem cristãos.
São Rogaciano, presbítero (†séc. III). Durante a perseguição de Décio, São Cipriano confiou-lhe a administração da Igreja de Cartago. Junto com São Felicíssimo, padeceu tribulações por amor ao nome de Cristo.
São Rústico, Bispo (c. 461). Evangelizou os povos da região de Narbona, França.
São Ceda, Bispo (†664). Ordenado Bispo dos saxões orientais por São Finan, fundou várias igrejas e mosteiros, dentre eles o de Lastingham, em Yorkshire, Inglaterra.
Santo Eata, Bispo (†c. 686). Sendo abade e Bispo de Hexham (Reino Unido), não abandonou, entretanto, a vida ascética.
São Fulco, Bispo (†1229). Governou a diocese de Pavia, Itália, onde fundou escolas e estimulou a estrita observância das Regras.
Beato Damião Furcheri, presbítero (†1484). Sacerdote dominicano, incansável pregador nas regiões da Ligúria, Lombardia e Emília, Itália.
Beato Boaventura de Potenza, presbítero (†1711). Religioso da Ordem dos Irmãos Menores Conventuais, foi favorecido por dons místicos e exímio pregador. Morreu em Ravello, Itália.
Beata Celina Chludzindska Borzecka, religiosa (†1913). Fundou em Roma a Congregação das Irmãs da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online