3 de agosto de 2024

Sábado da 17ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 26,11-16.24

Naqueles dias, 11os sacerdotes e profetas dirigiram-se aos chefes e a todo o povo, dizendo: “Este homem foi julgado réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos”. 12Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: “O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes. 13Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós. 14Eu estou aqui, em vossas mãos, fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo, 15mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos”. 16Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: “Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus”. 24Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto.

Salmo responsorial: Sl 68(69),15-16.30-31.33-34 (R. cf. 14)

R. No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!

15Retirai-me deste lodo, pois me afundo! †Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, *e salvai-me destas águas tão profundas! 16Que as águas turbulentas não me arrastem, †não me devorem violentos turbilhões, *nem a cova feche a boca sobre mim! R.

 30Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! *Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus!31Cantando eu louvarei o vosso nome *e agradecido exultarei de alegria! R.

 33Humildes, vede isto e alegrai-vos: †o vosso coração reviverá, *se procurardes o Senhor continuamente! 34Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *e não despreza o clamor de seus cativos. R.

Evangelho: Mt 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram.
Depois foram contar tudo a Jesus.


Santos em destaque

Santo Asprênio, primeiro bispo de Nápoles, séculos. I e II.

Santo Eufrônio, Bispo (†475). Edificou em Autun, França, uma basílica em honra do mártir São Sinforiano e adornou com maior decoro o sepulcro de São Martinho de Tours.

São Martinho, eremita (†580). Viveu em contemplação e oração numa estreita gruta do Monte Mássico, Itália.

São Pedro de Anagni, Bispo (†1105). Descendente de família principesca, foi monge beneditino e depois Bispo de Anagni, Itália. Empenhou-se na reforma de vida do clero e dos leigos.

Beato Agostinho Kazotic, Bispo (†1323). Bispo da Ordem dos Pregadores, que, primeiro governou a Igreja de Zagreb; e depois, por causa da hostilidade do rei da Dalmácia, transitou para a sede de Lucera, onde se dedicou com grande diligência ao cuidado dos pobres e dos necessitados.

Beato Francisco Bandrés Sánchez, presbítero e mártir (†1936). Religioso salesiano martirizado durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato Afonso López López, presbítero e mártir (†1936). Religioso franciscano fuzilado em Samalús, Espanha, durante a Guerra Civil.

Beato Salvador Ferrándis Segui, presbítero e mártir (†1936). Durante a perseguição contra a Fé, derramou o seu sangue por Cristo em Alicante, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever