3 de agosto de 2025

Domingo da 18ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ecl 1,2.2,21-23

2“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade.” 2,21Por exemplo, um homem que trabalhou com inteligência, competência e sucesso vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça. 22De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? 23Toda a sua vida é sofrimento; sua ocupação, um tormento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade.

Salmo responsorial: Sl 89(90),3-4.5-6.12-13.14 e 17 (R. 1)

R. Vós fostes ó Senhor, um refúgio para nós.

3Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, *quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” 4Pois mil anos para vós são como ontem, *qual vigília de uma noite que passou. R.

5Eles passam como o sono da manhã, *6são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, *mas à tarde é cortada e logo seca. R.

12Ensinai-nos a contar os nossos dias, *e dai ao nosso coração sabedoria! 13Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? *Tende piedade e compaixão de vossos servos! R.

14Saciai-nos de manhã com vosso amor, *e exultaremos de alegria todo o dia! 17Que a bondade do Senhor e nosso Deus †repouse sobre nós e nos conduza! *Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. R.

Segunda leitura: Cl 3,1-5.9-11

Irmãos, 1se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. 5Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. 9Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir 10e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento. 11Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos.

Evangelho: Lc 12,13-21

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.


Santos em destaque

Santo Asprênio, primeiro bispo de Nápoles, séculos. I e II.

Santo Eufrônio, Bispo (†475). Edificou em Autun, França, uma basílica em honra do mártir São Sinforiano e adornou com maior decoro o sepulcro de São Martinho de Tours.

São Martinho, eremita (†580). Viveu em contemplação e oração numa estreita gruta do Monte Mássico, Itália.

São Pedro de Anagni, Bispo (†1105). Descendente de família principesca, foi monge beneditino e depois Bispo de Anagni, Itália. Empenhou-se na reforma de vida do clero e dos leigos.

Beato Agostinho Kazotic, Bispo (†1323). Bispo da Ordem dos Pregadores, que, primeiro governou a Igreja de Zagreb; e depois, por causa da hostilidade do rei da Dalmácia, transitou para a sede de Lucera, onde se dedicou com grande diligência ao cuidado dos pobres e dos necessitados.

Beato Francisco Bandrés Sánchez, presbítero e mártir (†1936). Religioso salesiano martirizado durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato Afonso López López, presbítero e mártir (†1936). Religioso franciscano fuzilado em Samalús, Espanha, durante a Guerra Civil.

Beato Salvador Ferrándis Segui, presbítero e mártir (†1936). Durante a perseguição contra a Fé, derramou o seu sangue por Cristo em Alicante, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

25 de agosto de 2025

Segunda-feira da 21ª semana do Tempo Comum Leituras da...

24 de agosto de 2025

Domingo da 21ª semana do Tempo Comum Hoje, omite-se a...

23 de agosto de 2025

Festa de Santa Rosa de Lima Virgem (†1617 Lima -...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever