31 de julho de 2025

Memória de Santo Inácio de Loyola, presbítero

(†1556). Da nobreza basca, era militar de carreira. Gravemente ferido numa batalha, converteu-se durante a convalescença. Após um período de recolhimento e estudo, reuniu um grupo de jovens para empreender ações apostólicas e com eles fundou depois a Companhia de Jesus, dos Padres Jesuítas, para defender a Fé como soldados Ad maiorem Dei gloriam, “Para a maior glória de Deus”.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 40,16-21.34-38

Naqueles dias, 16Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado. 18Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. 19Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado. 20Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. 34Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. 35Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário. 36Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; 37e nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. 38Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas.

Salmo responsorial: Sl 83(84),3.4.5-6a e 8a.11 (R. 2)

R. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3Minha alma desfalece de saudades *e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam *e exultam de alegria no Deus vivo! R.

4Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, †e a andorinha ali prepara o seu ninho, *para nele seus filhotes colocar; vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! R.

5Felizes os que habitam vossa casa; *para sempre haverão de vos louvar! 6aFelizes os que em vós têm sua força, *8aCaminharão com um ardor sempre crescente. R.

11Na verdade, um só dia em vosso templo *vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, *a hospedar-me na mansão dos pecadores! R.

Evangelho: Mt 13,47-53

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.


Santos em destaque

São Fábio, mártir (†303/304). Cristão condenado à morte em Cesareia da Mauritânia, atual Argélia, por recusar-se a portar a bandeira do governador numa cerimônia pagã.

São Germano de Auxerre, Bispo (†448). Ocupou o alto cargo de governador de província do Império Romano. Era simples leigo quando foi eleito Bispo de Auxerre. Distribuiu seus bens aos pobres, empenhou-se na formação dos clérigos e dos monges, fundou um mosteiro e construiu duas basílicas. Enviado à Inglaterra pelo Papa São Celestino I, livrou esse país da heresia pelagiana.

São Justino de Jacobis, Bispo (†1860). Religioso lazarista enviado como missionário à Etiópia, onde sofreu fome, sede, tribulações e prisão.

Beato João Colombini, religioso (†1307). Rico comerciante de Sena, Itália, abandonou tudo e abraçou uma vida de extrema pobreza. Fundou Ordem dos “Jesuatas”, para assistência aos enfermos.

Beato Jaime Buch Canals, mártir (†1936). Religioso da Sociedade Salesiana, preso e morto em Valência durante a Guerra Civil Espanhola.

Beato Francisco Stryjas, mártir (†1944). Pai de família preso e morto em Kalisz, Polônia, após sofrer inúmeros suplícios.

Beata Sidônia, virgem e mártir (†1955). Religiosa da Congregação das Irmãs da Caridade da Santa Cruz, da cidade de Trnava, Eslováquia, padeceu o martírio por ter protegido um sacerdote durante a perseguição religiosa em sua nação.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de julho de 2025

Memória de São Joaquim e Santa Ana, pais de...

25 de julho de 2025

Festa de São Tiago Maior, Apóstolo São Tiago Maior, Apóstolo...

24 de julho de 2025

Quints-feira da 16ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever