Terça-feira da 9ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: 2Pd 3,12-15a.17-18
Caríssimos, 12Esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 14Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. 15aConsiderai também como salvação a longanimidade de nosso Senhor. 17Vós, portanto, bem-amados, sabendo disto com antecedência, precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engano destes ímpios, percais a própria firmeza. 18Antes procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até ao dia da eternidade. Amém.
Salmo responsorial: Sl 89(90),2.3-4.10.14 e 16 (R. 1)
R. Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!
2Já bem antes que as montanhas fossem feitas †ou a terra e o mundo se formassem, *desde sempre e para sempre vós sois Deus. R.
3Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, *quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” 4Pois mil anos para vós são como ontem, *qual vigília de uma noite que passou. R.
10Pode durar setenta anos nossa vida, *os mais fortes talvez cheguem a oitenta; a maior parte é ilusão e sofrimento: *passam depressa e também nós assim passamos. R.
14Saciai-nos de manhã com vosso amor, *e exultaremos de alegria todo o dia! 16Manifestai a vossa obra a vossos servos, *e a seus filhos revelai a vossa glória! R.
Evangelho: Mc 12,13-17
Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?” 15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.
Santos em destaque
Santo Optato, Bispo (†séc. IV). À frente da diocese de Milevi, norte da África, distinguiu-se no combate aos donatistas. Escreveu diversas obras, todas muito apreciadas por Santo Agostinho.
São Quirino, mártir (†309). Bispo de Siszeck, na atual Hungria, jogado num rio com uma pedra de moinho atada ao pescoço.
São Metrófanes, Bispo (†325). Bispo de Bizâncio quando esta se tornou capital do Império Romano.
São Francisco Caracciolo, presbítero (†1608). Fundou em Nápoles, Itália, a Congregação dos Clérigos Regulares Menores, estabelecendo entre eles, além dos votos de pobreza, obediência e castidade, o de não aceitar dignidades eclesiásticas.
São Filipe Smaldone, presbítero (†1923). Apóstolo dos surdos-mudos e dos cegos, fundou em Lecce, Itália, a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações.
Beato Pacífico Ramati, presbítero (†1482). Religioso franciscano, que após fazer o doutorado na Sorbone, em Paris, regressou à Itália, dedicando-se à pregação. Morreu em Sassari, aos 58 anos.
Beatos Antônio Zawistowski, presbítero e Estanislau Starowieyski, mártires (†1942). Morreram no campo de concentração de Dachau, Alemanha, após sofrerem atrozes tormentos.
Beato Francisco Pianzola, presbítero (†1943). Sacerdote da Diocese de Vigevano, Itália, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Rainha da Paz.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens