5 de agosto de 2022

Sexta-feira da 18ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. Narra a tradição que Nossa Senhora apareceu em sonhos, na noite do 5 de agosto, ao Papa Libério e a um patrício romano, pedindo a ambos que construíssem uma igreja em honra a Ela. Na manhã do dia seguinte, apesar de ser pleno verão romano, o monte Esquilino estava milagrosamente coberto de neve, indicando o local onde deveria ser edificada a Basílica. (Em Portugal memória obrigatória).

Leituras da Missa

Primeira leitura: Na 2,1.3.3,1-3.6-7

1″Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras. 3,1Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos. 6Farei cair sobre ti tuas abominações e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 7Assim, todos os que te virem fugirão para longe, dizendo: ‘Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?’”

Salmo responsorial: Dt 32,35cd-36ab.39abcd.41 (R. 39c)

R. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Já vem o dia em que serão arruinados *e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça ao seu povo *e salvará todos aqueles que o servem. R.

Saibam todos que eu sou, somente eu *e não existe outro Deus além de mim: quem mata e faz viver, sou eu somente, *sou eu que firo e eu que torno a curar. R.

Se eu afiar a minha espada reluzente *e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar *e vou retribuir aos que odeiam. R.

Evangelho: Mt 16,24-28

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo, alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.


Santos em destaque

Santo Emídio, Bispo e mártir (†séc. IV). Nomeado Bispo de Ascoli, converteu inúmeros pagãos.

Santa Nona, leiga (†374). Mãe exemplarmente cristã, obteve a conversão de seu esposo, São Gregório o Velho, e foi mãe de três santos: São Gregório Nazianzeno, Santa Gorgonia e São Cesário.

Santo Osvaldo, mártir (†642). Rei da Nortúmbria, morto por ódio a Cristo em Maserfield, Inglaterra, enquanto combatia contra os pagãos.

Santa Margarida, viúva (†c. 1395). Filha de camponeses de Cesolo, Itália. Após a morte do marido, dedicou-se à oração, à penitência e às obras de caridade em Cesolo, Itália.

Beato Francisco Zanfredini, eremita (†c. 1350). Terciário franciscano que, após doar seus bens aos pobres, viveu quase 50 anos numa ermida em Montegranaro, Itália.

Beato Pedro Miguel Noël, presbítero e mártir (†1794). Por ser sacerdote, foi encarcerado numa galera durante a Revolução Francesa e morreu em decorrência das enfermidades aí contraídas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior4 de agosto de 2022
Próximo artigo6 de agosto de 2022

Próximas liturgias

8 de agosto de 2022

Memória de São Domingos de Gusmão São Domingos de Gusmão,...

9 de agosto de 2022

Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

10 de agosto de 2022

Festa de São Lourenço São Lourenço, diácono e mártir (†258)....
Artigo anterior4 de agosto de 2022
Próximo artigo6 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever