5 de agosto de 2023

Sexta-feira da 18ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. Narra a tradição que Nossa Senhora apareceu em sonhos, na noite do 5 de agosto, ao Papa Libério e a um patrício romano, pedindo a ambos que construíssem uma igreja em honra a Ela. Na manhã do dia seguinte, apesar de ser pleno verão romano, o monte Esquilino estava milagrosamente coberto de neve, indicando o local onde deveria ser edificada a Basílica.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Lv 25,1.8-17

1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8“Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. 9Então farás soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês. No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país. 10Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós um jubileu. Cada um de vós poderá retornar à sua propriedade e voltar para a sua família. 11O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis, nem colhereis o que a terra produzir espontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não podada; 12pois é um ano de jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o que produziram os campos não cultivados. 13Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 14Se venderes ao teu conterrâneo, ou dele comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão; 15de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu, o teu conterrâneo fixará para ti o preço de compra, e de acordo com os anos de colheita, ele fixará o preço de venda. 16Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o seu preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. 17Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus”.

Salmo responsorial: Sl 66(67),2-3.5.7-8 (R. 4)

R. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *e sua face resplandeça sobre nós! 3Que na terra se conheça o seu caminho *e a sua salvação por entre os povos. R.

5Exulte de alegria a terra inteira, *pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, *e guiais, em toda a terra, as nações. R.

7A terra produziu sua colheita: *o Senhor e nosso Deus nos abençoa. 8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *e o respeitem os confins de toda a terra! R.

Evangelho: Mt 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.


Santos em destaque

Santo Emídio, Bispo e mártir (†séc. IV). Nomeado Bispo de Ascoli, converteu inúmeros pagãos.

Santa Nona, leiga (†374). Mãe exemplarmente cristã, obteve a conversão de seu esposo, São Gregório o Velho, e foi mãe de três santos: São Gregório Nazianzeno, Santa Gorgonia e São Cesário.

Santo Osvaldo, mártir (†642). Rei da Nortúmbria, morto por ódio a Cristo em Maserfield, Inglaterra, enquanto combatia contra os pagãos.

Santa Margarida, viúva (†c. 1395). Filha de camponeses de Cesolo, Itália. Após a morte do marido, dedicou-se à oração, à penitência e às obras de caridade em Cesolo, Itália.

Beato Francisco Zanfredini, eremita (†c. 1350). Terciário franciscano que, após doar seus bens aos pobres, viveu quase 50 anos numa ermida em Montegranaro, Itália.

Beato Pedro Miguel Noël, presbítero e mártir (†1794). Por ser sacerdote, foi encarcerado numa galera durante a Revolução Francesa e morreu em decorrência das enfermidades aí contraídas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever