5 de novembro de 2024

Terça-feira 31ª  semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Fl 2,5-11

Irmãos, 5tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus,
todo o joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame :
“Jesus Cristo é o Senhor” – para a glória de Deus Pai.

Salmo responsorial: Sl 21(22),26b-27.28-30a.31-32 (R. 26a)

R. Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!

26bCumpro meus votos ante aqueles que vos temem! *27Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão: *”Seus corações tenham a vida para sempre!” R.

28Lembrem-se disso os confins de toda a terra, *para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele *todos os povos e as famílias das nações. 29Pois ao Senhor é que pertence a realeza; †ele domina sobre todas as nações. *30aSomente a ele adorarão os poderosos. R.

31Toda a minha descendência há de servi-lo; †às futuras gerações anunciará, *32o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: *”Eis a obra que o Senhor realizou!” R.

Evangelho: Lc 14,15-24

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa, disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete'”.


Santos em destaque

Santos Teótimo, Filoteu e Timóteo, mártires (†307). Jovens sírios que, por serem cristãos, foram entregues às feras nos jogos circenses, em Cesaréia da Palestina.

São Donino, mártir (†307). Jovem médico, condenado na perseguição de Diocleciano a trabalhar nas minas de Mísmiya, na Cesareia da Palestina, e depois queimado vivo por permanecer cristão.

Santa Bertilla, abadessa (†705). Primeira superiora do mosteiro de Chelles, França, fundado pela rainha Santa Batilde.

São Geraldo, Bispo (†1123). Homem de admirável simplicidade, brilhou por sua profunda humildade como cônego regular de Santo Agostinho e mais ainda como Bispo de Béziers,
França.

São Domingos Mâu, presbítero e mártir (†1858). Dominicano decapitado por ordem do imperador Tu Đúc, no Vietnã, sob a acusação de portar em público o Rosário e exortar os cristãos a dar testemunho da Fé.

São Guido Maria Conforti, Bispo (†1931). Arcebispo de Ravena (Itália) e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier (Missionários Xaverianos).

Beato Gomidas Keumurgian (Cosme de Carboniano), sacerdote e mártir (†1707). Ordenado na Igreja Armênia, propagou firmemente a fé professada no Sínodo de Calcedônia. Foi perseguido e decapitado enquanto rezava o Credo.

Beato Bernardo Lichtenberg, presbítero e mártir (†1943). Vigário capitular da Catedral de Berlim, por ter denunciado os abusos nazistas, passou dois anos encarcerado e morreu a caminho do campo de Dachau, após muitos sofrimentos.

Beato Gregório Lakota, Bispo e mártir (†1950). Foi levado para o campo de detenção de Abez, na Sibéria, Rússia. Perseguido por causa de sua fé, suportou os mais terríveis tormentos até morrer.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...

23 de novembro de 2024

Sábado da 33ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

22 de novembro de 2024

Memória de Santa Cecília Virgem e mártir. Segundo antiga tradição,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever