Quarta-feira 31ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Rm 13,8-10
Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, — pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.
Salmo responsorial: Sl 111(112),1-2.4-5.9 (R. 5a
R. Feliz quem tem piedade e empresta! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Feliz o homem que respeita o Senhor *e que ama com carinho a sua lei! 2Sua descendência será forte sobre a terra, *abençoada a geração dos homens retos! R.
4Ele é correto, generoso e compassivo, *como luz brilha nas trevas para os justos. 5Feliz o homem caridoso e prestativo, *que resolve seus negócios com justiça. R.
9Ele reparte com os pobres os seus bens, †permanece para sempre o bem que fez, *e crescerão a sua glória e seu poder. R.
Evangelho: Lc 14,25-33
Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”
Santos em destaque
Santos Teótimo, Filoteu e Timóteo, mártires (†307). Jovens sírios que, por serem cristãos, foram entregues às feras nos jogos circenses, em Cesaréia da Palestina.
São Donino, mártir (†307). Jovem médico, condenado na perseguição de Diocleciano a trabalhar nas minas de Mísmiya, na Cesareia da Palestina, e depois queimado vivo por permanecer cristão.
Santa Bertilla, abadessa (†705). Primeira superiora do mosteiro de Chelles, França, fundado pela rainha Santa Batilde.
São Geraldo, Bispo (†1123). Homem de admirável simplicidade, brilhou por sua profunda humildade como cônego regular de Santo Agostinho e mais ainda como Bispo de Béziers,
França.
São Domingos Mâu, presbítero e mártir (†1858). Dominicano decapitado por ordem do imperador Tu Đúc, no Vietnã, sob a acusação de portar em público o Rosário e exortar os cristãos a dar testemunho da Fé.
São Guido Maria Conforti, Bispo (†1931). Arcebispo de Ravena (Itália) e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier (Missionários Xaverianos).
Beato Gomidas Keumurgian (Cosme de Carboniano), sacerdote e mártir (†1707). Ordenado na Igreja Armênia, propagou firmemente a fé professada no Sínodo de Calcedônia. Foi perseguido e decapitado enquanto rezava o Credo.
Beato Bernardo Lichtenberg, presbítero e mártir (†1943). Vigário capitular da Catedral de Berlim, por ter denunciado os abusos nazistas, passou dois anos encarcerado e morreu a caminho do campo de Dachau, após muitos sofrimentos.
Beato Gregório Lakota, Bispo e mártir (†1950). Foi levado para o campo de detenção de Abez, na Sibéria, Rússia. Perseguido por causa de sua fé, suportou os mais terríveis tormentos até morrer.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











