6 de setembro de 2025

Sábado da 22ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Cl 1,21-23

Irmãos, 21vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. 23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o Evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Salmo responsorial: Sl 53(54),3-4.6 e 8 (R. 6a)

R. Quem me protege e me ampara é meu Deus.

3Por vosso nome, salvai-me, Senhor; *e dai-me a vossa justiça! 4Ó meu Deus, atendei minha prece *e escutai as palavras que eu digo! R.

6Quem me protege e me ampara é meu Deus; *é o Senhor quem sustenta minha vida! 8Quero ofertar-vos o meu sacrifício *de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, *quero cantar vosso nome que é bom! R.

Evangelho: Lc 6,1-5

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” 3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.


Santos em destaque

São Zacarias, Profeta. Fez inúmeras profecias a respeito do Messias, entre as quais a do Domingo de Ramos: “Exulta de alegria, filha de Sião, (…)  eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento” (Zac. 9, 9).

Santo Onesíforo (†s. I). Discípulo de São Paulo que muito auxiliou o apóstolo em Éfeso e no cativeiro em Roma.

Santos Donaciano, Presídio, Mansueto, Germano, Fúsculo e Leto, Bispos (†séc. V). Com o intuito de implantar o arianismo, Hunerico, rei dos vândalos, os reuniu em Cartago. Leto foi martirizado e os demais exilados, por defenderem a verdadeira doutrina.

Santo Eleutério, abade italiano, séc. VI.

São Canoaldo, Bispo (†c. 632).Discípulo de São Columbano,falecido em Laon, França. Foi seu único auxiliar no Ermo de Bregenz, junto ao lago Constança.

Santa Bega (†660). Princesa irlandesa, renunciou ao casamento com um príncipe norueguês para entrar na vida monástica. Fundou o mosteiro de Bee’s, na Inglaterra, do qual foi abadessa até sua morte.

Beato Bertrand de Garrigues, presbítero (†c. 1230). Discípulo de São Domingos, foi prior do convento de Toulouse e depois fundou conventos em Paris, Avignon e Montpellier.

Beato Diego Llorca Llopis, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote secular preso e fuzilado em Alicante, Espanha, aos quarenta anos de idade.

Beato Pascual Torres Lloret, mártir (†1936). Pai de família fuzilado durante a Guerra Civil Espanhola por esconder livros, objetos sagrados e mesmo o Santíssimo Sacramento.

Beato Miguel Czartoryski, mártir († 1944). Sacerdote da Ordem Dominicana, morto em Varsóvia (Polônia) durante a invasão comunista.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

30 de agosto de 2025

Sábado da 21ª semana do Tempo Comum Leituras da...

29 de agosto de 2025

Memória do Martírio de São João Batista Após cumprir sua...

28 de agosto de 2025

Memória de Santo Agostinho Bispo e Doutor da Igreja (†430...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever