1 de janeiro de 2024

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Primeira festa mariana da Igreja Ocidental, instituída no séc. V. Comemora a maternidade divina de Nossa Senhora, proclamada pelo primeiro Concílio de Éfeso.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Nm 6,22-27

22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23“Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24‘O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”.

Salmo responsorial: Sl 66(67) ,2-3.5.6.8(R.2a)

R. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção.

2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,* e sua face resplandeça sobre nós! 3Que na terra se conheça o seu caminho* e a sua salvação por entre os povos.R.

5Exulte de alegria a terra inteira,* pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão,*e guiais, em toda a terra, as nações.R.

6Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,* que todas as naçðes vos glorifiquem! 8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,* e o respeitem os confins de toda a terra!R.

Segunda leitura: Gl 4,4-7

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.

Evangelho: Lc 2,16-21

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.


Santos em destaque

São Claro, abade (†660/670). Superior do Mosteiro de São Marcelo em Vienne, França.

Santo Odilon (†1049). Abade de Cluny. De nobre família francesa. Austero para si mesmo, mas bondoso e caritativo com os pobres. Propugnador pela “Trégua de Deus”, que proibia as guerras nos domingos e dias santos. Foi o primeiro a dedicar um dia à comemoração de todos os fiéis defuntos, de onde se originou a festa de Todos os Santos.

Santa Zedislava de Lemberk, mãe de família (†1252). Esposa do príncipe de Lemberk, mandou edificar dois mosteiros dominicanos que muito contribuíram para o crescimento dessa Ordem na Boêmia.

São José Maria Tomasi, religioso (†1713). Presbítero teatino e Cardeal, dedicou quase toda sua vida à investigação e publicação dos antigos textos e documentos da sagrada Liturgia.

São Vicente Maria Strámbi, Bispo (†1824). Religioso passionista. Regeu santamente a Diocese de Macerata e Tolentino, e foi exilado por causa de sua fidelidade ao Romano Pontífice.

São Segismundo Gorazdowski, presbítero (†1920). Sacerdote de origem polonesa, fundou em Lviv, Ucrânia, a Congregação das Irmãs de São José.

Beato Valentim Paquay, presbítero (†1905). Religioso franciscano falecido em Hasselt, Bélgica. Deu exemplo de caridade na pregação, no confessionário e na devoção ao Santo Rosário.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever