13 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santo Hilário de Poitiers, Bispo e doutor da Igreja (†367). No tempo do imperador Constâncio, adepto da heresia ariana, defendeu energicamente a doutrina definida no Concílio de Nicéia sobre a Trindade e sobre a divindade de Cristo sendo por isso relegado quatro anos para a Frígia. Compôs célebres comentários sobre os Salmos e sobre o Evangelho de São Mateus.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 1,1-6

Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2 nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo.3 Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4 Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5 De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho”? 6 Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”

Salmo responsorial: 96(97),1.2b.6e7c.9 (R. cf. 7c)
R. Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito. R.

E assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. Aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses! R.

Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses. R.

Evangelho: Mc 1,14-20

Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15 “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 16 E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18 E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19 Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20 e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.


Santos em destaque

Santo Hermílio e São Estratônico, mártires (†310). Após sofrer muitos tormentos, foram afogados no Danúbio, perto de Belgrado.

São Remígio, Bispo (†c. 533). Governou durante mais de sessenta anos a Diocese de Reims, França. Batizou o Rei Clóvis e converteu o povo franco a Cristo.

São Pedro de Capitolias, presbítero e mártir (†713). Por ter pregado a Fé cristã na região de Capitolias, Síria, o governador sarraceno mandou cortar-lhe a língua, as mãos e os pés. Por último, foi crucificado.

São Gumesindo, presbítero, e São Servídeu, monge (†853). Ao confessarem a fé católica diante de um juiz muçulmano, foram condenados e degolados.

São Godofredo, religioso (†1127). Conde de Kappenberg, Alemanha, decidiu tomar o hábito premonstratense, por influência de São Norberto.

Beata Verônica Negroni de Binasco, virgem (†1497). Religiosa do Convento agostiniano de Santa Marta, em Milão, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

8 de janeiro de 2025

Quarta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania Leituras...

7 de janeiro de 2025

Terça-feira Tempo do Natal depois da Epifania Memória facultativa de...

6 de janeiro de 2025

Segunda-feira Tempo do Natal depois da Epifania Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever