14 de janeiro de 2025

Terça-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 2,5-12

Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. 6 A este respeito, porém, houve quem afirmasse: “O que é o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares? 7 Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, 8 e todas as coisas puseste debaixo de seus pés”. Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. 9 Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10 Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11 Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, 12 dizendo: “Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembleia te louvarei”.

Salmo responsorial: Sl 8,2a e 5.6-7.8-9 (R. cf. 7)

R. Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?” R.

Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes: R.

As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas. R.

Evangelho: Mc 1,21b-28

Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar.22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.23 Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou:24 “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.” 25 Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26 Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27 E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28 E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.


Santos em destaque

São Félix de Nola, presbítero (†séc. III/IV). Após sofrer no cárcere atrozes tormentos, regressou a Nola, Itália, morrendo como invencível confessor da Fé.

Santa Nino (†séc. IV). Conduzida como escrava para a atual Geórgia, conquistou, pela santidade de sua vida, o respeito e a admiração dos pagãos, conseguindo atrair para a Fé o próprio rei, a rainha e vários membros da corte.

São Fulgêncio de Écija, Bispo (†c. 632). Irmão de São Leandro, Santo Isidoro, e Santa Florentina. Governou por cerca de 20 anos a diocese de Écija, Espanha.

São Devasahayam (Lázaro) Pillai, pai de família e mártir (†1752). Foi morto em Aral Kurusady, Índia, por ter se convertido à Fé Católica.

Beato Odão de Novara, presbítero (†1200). Prior do mosteiro cartuxo de Gyrio, Iugoslávia, dirigiu santamente essa comunidade. A inveja de seus inimigos levou-o a renunciar ao priorato. Tornou-se, então, capelão das religiosas beneditinas de Tagliocozzo, Itália.

Beato Odorico Mattiuzzi de Pordenone, presbítero (†1331). Missionário franciscano, percorreu durante trinta e três anos vários países do Extremo Oriente.

Beato Pedro Donders, presbítero (†1887). Religioso redentorista holandês que durante quarenta e cinco anos exerceu seu apostolado junto aos escravos, aos leprosos e aos índios, no Suriname.

Beata Afonsa Clérici, virgem (†1930). Religiosa da Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue, dedicou sua vida à formação da juventude em Vercelli, perto de Milão, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

9 de janeiro de 2025

Quinta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania Leituras...

8 de janeiro de 2025

Quarta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania Leituras...

7 de janeiro de 2025

Terça-feira Tempo do Natal depois da Epifania Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever