Quarta-feira da 1ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Hb 2,14-18
Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo,15 e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16 Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17 Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18 Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.
Salmo responsorial: Sl 104(105),1-2.3-4.6-7.8-9 (R. 8a)
R. O Senhor se lembra sempre da Aliança. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! R.
Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! R.
Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra. R.
Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac. R.
Evangelho: Mc 1,29-39
Naquele tempo, 29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36 Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37 Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38 Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39 E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
Santos em destaque
São João Calibita, asceta (†séc. V). Segundo a tradição, abandonou a casa paterna, ainda jovem, e foi viver em uma choupana, em Constantinopla, Turquia, dedicando-se à contemplação e penitência.
Santa Ida, virgem (†570). Fundadora do mosteiro de Cluain Credal, na Irlanda.
São Bonito de Clermont, Bispo (†c. 710). Prefeito de Marselha, França, eleito Bispo de Clermont-Ferrand, para substituir seu irmão Santo Avito. Renunciou dez anos mais tarde e retirou-se ao cenóbio de Mangleiu.
São Francisco Fernández de Capillas, presbítero e mártir (†1648). Sacerdote dominicano espanhol, que levou o nome de Cristo às Filipinas e depois a Fujian, China, onde foi preso e decapitado.
Santo Arnaldo Janssen, presbítero (†1909). Sacerdote alemão, fundador da Sociedade do Verbo Divino, da congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e a das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.
Beato Pedro de Castelnau, presbítero e mártir (†1208). Monge da abadia cisterciense de Fontfroide, França, encarregado pelo Papa Inocêncio III de pregar contra os albigenses. Foi morto a lançadas por hereges.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online