16 de fevereiro de 2026

Segunda-feira 6ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Tg 1,1-11

1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: saudações. 2Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, 3por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. 4Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma. 5Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor: 8o homem de duas almas é inconstante em todos os seus caminhos. 9O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, 10mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. 11Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios.

Salmo responsorial: Sl 118(119),67.68.71.72.75.76 (R. 77a)

R. Venha a mim o vosso amor e viverei.

67Antes de ser por vós provado, eu me perdera; *mas agora sigo firme em vossa lei! R.

68Porque sois bom e realizais somente o bem, *ensinai-me a fazer vossa vontade! R.

71Para mim foi muito bom ser humilhado, *porque assim eu aprendi vossa vontade! R.

72A lei de vossa boca, para mim, *vale mais do que milhões em ouro e prata. R.

75Sei que os vossos julgamentos são corretos, *e com justiça me provastes, ó Senhor! R.

76Vosso amor seja um consolo para mim, *conforme a vosso servo prometestes. R.

Evangelho: Mc 8,11-13

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.


Santos em destaque

São Maruta, Bispo (†a. 420). Presidiu o Concílio de Selêucia, restaurou as igrejas arruinadas na perseguição do Rei Sapor e recolheu as relíquias dos mártires da Pérsia para serem veneradas na cidade de sua sede episcopal, a atual Silvan, na Turquia, que passou a chamar-se Martirópolis.

Santa Juliana de Nicomédia, virgem e mártir (†séc. IV). Era a única cristã de sua família. Aos 18 anos, tendo se recusado a casar-se com um pagão, foi presa e decapitada.

Beata Filipa Maréri, virgem (†1236). De origem nobre, abandona as riquezas e faustos do mundo, passando a morar numa propriedade da sua família em Borgo San Pietro, Itália, segundo o modelo de vida de Santa Clara.

Beato Nicolau Páglia, presbítero (†1256). Tendo ido estudar em Bolonha, foi atraído pelas pregações de São Domingos e tornou-se seu fidelíssimo acompanhante. Dele recebeu o hábito da ordem e o ministério da pregação.

Beato Francisco Toyama Jintaró, mártir (†1624). Nobre samurai cuja vida cristã exemplar, influenciou na conversão de muitas pessoas. Por não negar a Fé, foi decapitado em Hiroshima, Japão.

Beato José Allamano, presbítero (†1926). Animado por zelo incansável, fundou na Itália as duas Congregações das Missões da Consolata, uma masculina e outra feminina.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

10 de fevereiro de 2026

Memória de Santa Escolástica Virgem, irmã gêmea de São Bento,...

9 de fevereiro de 2026

Segunda-feira da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

8 de fevereiro de 2026

Domingo da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever