Memória de Santo Antão
Abade (†356). Grande patriarca e mestre da vida monástica. Desejoso de “ser perfeito como o Pai Celeste é perfeito”, iniciou sua vida de anacoreta aos 20 anos, nas vizinhanças de sua aldeia natal, de onde mudou-se sucessivamente para lugares cada vez mais retirados, no deserto. Tornou-se famoso como grande vencedor na luta contínua contra o demônio. Faleceu em 356, aos 105 anos de idade.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Sm 9,1-4.17-19.10,1a
1Havia um homem de Benjamin, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente. 2Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele:dos ombros para cima sobressaía a todo o povo. 3Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: “Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas”. Eles atravessaram a montanha de Efraim 4e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e, ainda pela terra de Benjamin, sem resultado algum. 17Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. 18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: “Peço-te que me informes onde é a casa do vidente”. 19Samuel respondeu a Saul: “Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo, e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de te ter revelado tudo o que tens no coração”. 10,1aNa manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: “Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrarás das mãos de seus inimigos,que estão ao seu redor”.
Salmo responsorial: Sl 20(21),2-3.4-5.6-7 (R. 2a)
R. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.
2Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *quanto exulta de alegria em vosso auxílio! 3O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *não recusastes os pedidos de seus lábios. R.
4Com bênção generosa o preparastes; *de ouro puro coroastes sua fronte. 5A vida ele pediu e vós lhe destes, *longos dias, vida longa pelos séculos. R.
6É grande a sua glória em vosso auxílio; *de esplendor e majestade o revestistes.7Transformastes o seu nome numa bênção, *e o cobristes de alegria em vossa face. R.
Evangelho: Mc 2,13-17
Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus,
viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.
Santos em destaque
São Marcelo, Bispo (†510). Foi desterrado da Diocese de Die, França, pelo rei ariano Eurico.
São Sulpício, o Pio, Bispo (†647). Bispo de Bourges, França, despertou admiração por sua generosidade, especialmente para com os pobres e os doentes.
São Gamelberto, presbítero (†c. 802). Jovem rico, ordenado sacerdote, deu todos os seus bens para fundar o mosteiro de Metten, Alemanha.
Santa Rosalina, virgem (†1329). Filha de ilustre família francesa, tornou-se priora da Cartuxa de Celle-Roubaud, em Provença, destacando-se por sua abnegação e austeridade.
São Januário Sánchez Delgadillo, presbítero e mártir (†1927). Morto durante a perseguição anticristã em Tocolatlán, cidade do México.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











