Domingo da 2ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 49,3.5-6
3O Senhor me disse: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
Salmo responsorial: Sl 39(40),2.4ab.7-8a.8b-9.10 (R. 8a.9a)
R. Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!
2Esperando, esperei no Senhor, *e inclinando-se, ouviu meu clamor. 4aCanto novo ele pôs em meus lábios, *bum poema em louvor ao Senhor. R.
7Sacrifício e oblação não quisestes, *mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, *holocaustos por nossos pecados. R.
8aE então eu vos disse: “Eis que venho!” *bSobre mim está escrito no livro: 9“Com prazer faço a vossa vontade, *guardo em meu coração vossa lei!” R.
10Boas-novas de vossa justiça †anunciei numa grande assembleia;*vós sabeis: não fechei os meus lábios! R.
Segunda leitura: Is 49,3.5-6
1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar,
invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3 Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Evangelho: Jo 1,29-34
Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”
Santos em destaque
Santa Prisca (†499). A seu nome está dedicada a Basílica do Monte Aventino, em Roma.
Santa Beatriz d’Este, religiosa (†c. 1262). Após a morte do marido, retirou-se ao Mosteiro beneditino de Santo Estêvão, em Ferrara, Itália, que havia sido fundado por ela mesma.
Santa Margarida, virgem (†1270). Filha do rei Bela IV, da Hungria, consagrou-se ao Senhor como religiosa dominicana aos 12 anos de idade.
Beato André de Peschiera Grego, presbítero (†1485). Religioso dominicano que percorreu a pé, durante muito tempo, toda a região dos Alpes italianos, vivendo junto aos pobres e pregando a doutrina católica.
Beata Cristina Ciccarelli, virgem (†1543). Priora do convento agostiniano de L’Aquila, Itália. Favorecida com visões, êxtases e o dom de milagres.
Beata Regina Protmann, virgem (†1613). Fundou em Braniewo, Polônia, a Congregação das Irmãs de Santa Catarina.
Beata Maria Teresa Fasce, virgem (†1947). Abadessa do mosteiro agostiniano de Cássia, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens











