Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Sm 15,16-23
Naqueles dias, 16Samuel disse a Saul: “Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite”. Saul disse: “Fala!” 17Então Samuel começou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo-os até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?” 20Saul respondeu a Samuel: “Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado, para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal”. 22Mas Samuel replicou: “O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei”.
Salmo responsorial: Sl 49(50),8-9.16bc-17.21.23 (R. 23b)
R. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *pois sempre estão perante mim teus holocaustos; 9não preciso dos novilhos de tua casa * nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. R.
16bComo ousas repetir os meus preceitos *ce trazer minha Aliança em tua boca? 17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *e deste as costas às palavras dos meus lábios! R.
21Diante disso que fizeste, eu calarei? *Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo *e manifesto essas coisas aos teus olhos. R.
23Quem me oferece um sacrício de louvor, *este sim é que me honra de verdade.A todo homem que procede retamente, * eu mostrarei a salvação que vem de Deus. R.
Evangelho: Mc 2,18-22
Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.
Santos em destaque
São Ponciano, mártir (†s. II). Morreu traspassado por espada em Spoleto (Itália), durante a perseguição do imperador Antonino.
São Macário Magno, presbítero e abade (†c. 390). Discípulo de Santo Antão, viveu como eremita no deserto durante mais de cinquenta anos. Tendo se juntando ao seu redor vários discípulos, constituiu com eles o mosteiro de Scete, no Egito.
São Bassiano, Bispo (†409). Lutou junto com Santo Ambrósio de Milão para defender seu povo da heresia ariana, ainda viva na Diocese de Lodi, Itália.
Santas Liberata e Faustina, virgens (†580). Duas irmãs pertencentes a uma nobre família de Piacenza (Itália). Enlevadas com a vida ascética, fundaram perto do lago de Como o Mosteiro de Santa Margarida.
São João, Bispo (†595). Na diocese de Ravena, cuidou eximiamente das necessidades da Igreja quando a Itália estava devastada pela guerra contra os lombardos.
São Remígio de Rouen, Bispo (†c.762). Irmão do rei Pepino o Breve. Teve grande influência na introdução do canto gregoriano na França.
Santo Arsênio, Bispo (†séc. X). Abraçou a vida monástica aos doze anos. Nomeado Bispo de Corfu, Grécia, foi muito dedicado à sua grei e assíduo à oração noturna.
Beato Marcelo Spínola y Maestre, Bispo (†1906). Arcebispo de Sevilha, Espanha, demonstrou ardente zelo pela santificação das almas.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











