20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de São Fabiano (ou Fabião), Papa e mártir (†250). Segundo o historiador Eusébio, foi eleito por inspiração divina, quando era ainda simples leigo. Diz-se que uma pomba pousou miraculosamente sobre sua cabeça durante a assembleia reunida para eleger o sucessor do Papa Antero. Foi vítima da perseguição de Décio.

São Sebastião, mártir (†s. IV). Tornou-se capitão da guarda do palácio imperial e amigo do Imperador Maximiano, em Roma. Aproveitou-se dessa posição para socorrer os cristãos e converter outros soldados e prisioneiros. Acusado perante o tribunal do imperador, foi condenado a ser amarrado em um tronco e alvejado por flechas.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 5,1-10

Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2 Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3 Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4 Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5 Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6 Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”. 7 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8 Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9 Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10 De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec.

Salmo responsorial: 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)
R. Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!” R.

O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus inimigos; R.

Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” R.

Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!” R.

Evangelho: Mc 2,18-22

Naquele tempo, 18 os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19 Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20 Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21 Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos’.


Santos em destaque

Santo Asclas, mártir (†séc. IV). Foi submetido a cruéis torturas e, por fim, jogado no Rio Nilo, em Antinoópolis, Egito.

São Volstano, Bispo (†1095). Religioso beneditino nomeado Bispo de Worcester por indicação do rei Santo Eduardo III. Opôs-se ao tráfico de escravos e apoiou as reformas gregorianas.

Santo Henrique, Bispo e mártir (†c. 1157). Natural da Inglaterra, recebeu o encargo de governar a Igreja de Upsala, Finlândia. Foi cruelmente assassinado por um homem ao qual ele tinha tentado corrigir.

Santa Eustóquio Calafato, abadessa (†1485). Filha de um rico comerciante de Messina (Itália), ingressou na Ordem das Clarissas e fundou o mosteiro de Montevergine, onde dedicou-se a restaurar a primitiva disciplina da vida regular.

Santo Estêvão Min Kuk-ka, mártir (†1840). Catequista degolado no cárcere de Seul, Coreia, por defender a Fé Católica.

Santa Maria Cristina da Imaculada Conceição, virgem (†1906). Fundou em Casória, Itália, a Congregação das Irmãs Vítimas Expiatórias de Jesus Sacramentado, para Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento e formação cristã das crianças.

Beato Cipriano Miguel Iwene Tansi, presbítero (†1964). Religioso cisterciense nascido na região de Onitsha, Nigéria. Batizado, dedicou-se à conversão dos pagãos. Ingressou como monge no mosteiro de Mount Saint Bernard, próximo de Leicester, Inglaterra, onde morreu.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior

Próximas liturgias

13 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 1ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

12 de janeiro de 2025

Festa do Batismo do Senhor O profundo significado do Batismo...

11 de janeiro de 2025

Sábado do Tempo do Natal depois da Epifania Leituras...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever