Terçça-feira da 2ª semana do Tempo Comum
Memórias facultativas de São Fabiano (ou Fabião), Papa e mártir (†250). Segundo o historiador Eusébio, foi eleito por inspiração divina, quando era ainda simples leigo. Diz-se que uma pomba pousou miraculosamente sobre sua cabeça durante a assembleia reunida para eleger o sucessor do Papa Antero. Foi vítima da perseguição de Décio.
São Sebastião, mártir (†s. IV). Tornou-se capitão da guarda do palácio imperial e amigo do Imperador Maximiano, em Roma. Aproveitou-se dessa posição para socorrer os cristãos e converter outros soldados e prisioneiros. Acusado perante o tribunal do imperador, foi condenado a ser amarrado em um tronco e alvejado por flechas.
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Sm 16,1-13
Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”. 2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai-me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5“Sim, é de paz”, respondeu Samuel. “Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seu filhos e convidou-os para o sacrifício. 6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”. 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.
Salmo responsorial: Sl 88(89),20.21-22.27-28 (R. 21a)
R. Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
20Outrora vós falastes em visões a vossos santos: †”Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *e do meio deste povo escolhi o meu Eleito. R.
21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. 22Estará sempre com ele minha mão onipotente, *e meu braço poderoso há de ser a sua força. R.
27Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, *sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ 28E por isso farei dele o meu filho primogênito, *sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo”. R.
Evangelho: Mc 2,23-28
23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Santos em destaque
Santo Asclas, mártir (†séc. IV). Foi submetido a cruéis torturas e, por fim, jogado no Rio Nilo, em Antinoópolis, Egito.
São Volstano, Bispo (†1095). Religioso beneditino nomeado Bispo de Worcester por indicação do rei Santo Eduardo III. Opôs-se ao tráfico de escravos e apoiou as reformas gregorianas.
Santo Henrique, Bispo e mártir (†c. 1157). Natural da Inglaterra, recebeu o encargo de governar a Igreja de Upsala, Finlândia. Foi cruelmente assassinado por um homem ao qual ele tinha tentado corrigir.
Santa Eustóquio Calafato, abadessa (†1485). Filha de um rico comerciante de Messina (Itália), ingressou na Ordem das Clarissas e fundou o mosteiro de Montevergine, onde dedicou-se a restaurar a primitiva disciplina da vida regular.
Santo Estêvão Min Kuk-ka, mártir (†1840). Catequista degolado no cárcere de Seul, Coreia, por defender a Fé Católica.
Santa Maria Cristina da Imaculada Conceição, virgem (†1906). Fundou em Casória, Itália, a Congregação das Irmãs Vítimas Expiatórias de Jesus Sacramentado, para Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento e formação cristã das crianças.
Beato Cipriano Miguel Iwene Tansi, presbítero (†1964). Religioso cisterciense nascido na região de Onitsha, Nigéria. Batizado, dedicou-se à conversão dos pagãos. Ingressou como monge no mosteiro de Mount Saint Bernard, próximo de Leicester, Inglaterra, onde morreu.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens











