21 de dezembro de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 7,10-14

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi, então, vós, casa de Davi: será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

Salmo responsorial: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. 7c.10b)

R. O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que ele possa entrar!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares,*e sobre as águas a mantém inabalável. R.

3“Quem subirá até o monte do Senhor,*quem ficará em sua santa habitação?” 4a“Quem tem mãos puras e inocente coração,*bquem não dirige sua mente para o crime. R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor *e a recompensa de seu Deus e Salvador”. 6“É assim a geração dos que o procuram, *e do Deus de Israel buscam a face”. R.

Segunda leitura: Rm 1,1-7

1Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 5É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo.

Evangelho: Mt 1,18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.


Santos em destaque

São Queremão, Bispo, e companheiros, mártires (†250). Bispo de Nicópolis do Egito, martirizado com muitos outros cristãos, durante as perseguições de Décio.

Santo Isquirião, mártir (†250). Morto no Egito durante as perseguições de Décio, por negar sacrifício aos ídolos.

Santo Hungero, Bispo (†866). Zeloso pastor da Diocese de Utrecht, Holanda, transtornada pela invasão dos normandos.

Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem (†1917). Fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus e dedicou-se de modo especial a socorrer os imigrantes necessitados.

Beato Tomás Holland, presbítero e mártir (†1642). Jesuíta condenado à forca, no tempo de Carlos I, por exercer seu ministério sacerdotal na Inglaterra.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Sábado da 3ª semana do Advento

Memória facultativa de

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala, dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”.

Salmo responsorial: Sl 32(33),2-3.11-12.20-21 (R. 1a e 3a)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *na lira de dez cordas celebrai-o! 3Cantai para o Senhor um canto novo, *com arte sustentai a louvação! R.

11Mas os desígnios do Senhor são para sempre, †e os pensamentos que ele traz no coração, *de geração em geração, vão perdurar. 12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *e a nação que escolheu por sua herança! R.

20No Senhor nós esperamos confiantes, *porque ele é nosso auxílio e proteção! 21Por isso o nosso coração se alegra nele, *seu santo nome é nossa única esperança. R.

Evangelho: Lc 1,39-45

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.


Santos em destaque

São Miqueias, profeta. Durante os reinados de Joatão, Acaz e Ezequias, condenou a idolatria e as injustiças, e anunciou ao povo eleito Aquele que nasceria em Belém e apascentaria Israel com a força do Senhor.

São Temístocles, mártir (†séc. III). Pastor em Lícia, atual Turquia, ocultou aos soldados romanos o esconderijo de São Dióscoro e, tendo-se declarado cristão para fazê-los desistir da busca, foi torturado e morto.

Beato Domingos Spadafora, presbítero (†1521). Nascido na Sicília, de família ilustre e abastada, recebeu esmerada educação enriquecida por sentimentos religiosos. Na juventude fez-se dominicano em Palermo. Foi destacado pregador e exerceu importantes cargos na ordem.

São Pedro Canísio, sacerdote e doutor da Igreja (†1597). Membro da Companhia de Jesus, pertence à primeira geração dos reformadores tridentinos. Apóstolo incansável da Áustria e da Alemanha. Com seus escritos, contribuiu para a consolidação da Fé católica. Nomeado Provincial da Ordem na Alemanha, fundou vários colégios que foram fator decisivo para a Contra-Reforma.

Beato Pedro Friedhofen, religioso (†1860). Trabalhador manual em Koblenz, Alemanha, que, cheio de amor a Deus, dedicou-se ao serviço dos doentes. Posteriormente, fundou a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior

Próximas liturgias

13 de dezembro de 2025

Memória de Santa Luzia Santa Luzia, Virgem e mártir (séc....

12 de dezembro de 2025

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América...

11 de dezembro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São Dâmaso I,...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever