Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Gn 17,3-9
Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. 6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.
Salmo responsorial: Sl 104(105),4-5.6-7.8-9 (R. 8a)
R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!
4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *buscai constantemente a sua face! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, *seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.
6Descendentes de Abraão, seu servidor, *e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *vigoram suas leis em toda a terra. R.
8Ele sempre se recorda da Aliança, *promulgada a incontáveis gerações; 9da Aliança que ele fez com Abraão, *e do seu santo juramento a Isaac. R.
Evangelho: Jo 8,51-59
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” 54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens e viste Abraão!?” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do templo.
Santos em destaque
Santos Mártires de Alexandria (†339). Receberam a palma do martírio em uma Sexta-Feira Santa, quando arianos e pagãos invadiram as igrejas onde rezavam.
São Lupicino, abade (†480). Junto com seu irmão São Romano, fundou abadias no Jura francês, e um convento de freiras, dirigido por sua irmã.
Santo Endeu, abade (†542).Obteve do rei Oengus a ilha de Aran,na baía de Gallway, onde erigiu diversas igrejas e mosteiros.
São Tiago o Confessor, mártir (†c. 824). Em Constantinopla, defendeu firmemente o culto às imagens sagradas, motivo pelo qual foi morto.
São Nicolau de Flüe, eremita (†1487). Casado e com dez filhos, renunciou a importantes cargos, abandonou o mundo aos cinquenta anos e fez-se eremita. É o padroeiro da Suíça.
Beato Tomás Pilchard, presbítero e mártir (†1591). Varão douto e manso, foi executado durante o reinado de Isabel I da Inglaterra, por ser sacerdote católico.
Santo Agostinho Zhao Rong, presbítero e mártir (†1815). Sendo guarda de cristãos encarcerados, converteu-se e tornou-se sacerdote. Foi preso e morto em Sichuan, China.
Santa Benedita Cambiágio Frassinello, religiosa (†1858). De comum acordo com seu marido, renunciou à vida conjugal e fundou em Ronco Scrivia, perto de Gênova, o Instituto das Irmãs Beneditinas da Providência, para formação de meninas pobres e abandonadas.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online