22 de dezembro de 2023

Sexta-feira da 3ª semana do Advento

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Sm 1,24-28

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor, em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor.

Salmo responsorial: Cânt.: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. 1a)

R. Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

1Exulta no Senhor meu coração, *e se eleva a minha fronte no meu Deus; Minha boca desafia os meus rivais *porque me alegro com a vossa salvação. R.

4O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, *mas os fracos se vestiram de vigor. 5Os saciados se empregaram por um pão, *mas os pobres e os famintos se fartaram.
Muitas vezes deu à luz a que era estéril, *mas a mãe de muitos filhos definhou. R.

6É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, *faz descer à sepultura e faz voltar; 7é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, *é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. R.

8aO Senhor ergue do pó o homem fraco, *be do lixo ele retira o indigente, cpara fazê-los assentar-se com os nobres *dnum lugar de muita honra e distinção. R.

Evangelho: Lc 1,46-56

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


Santos em destaque

São Queremão, Bispo, e companheiros, mártires (†250). Bispo de Nicópolis do Egito, martirizado com muitos outros cristãos, durante as perseguições de Décio.

Santo Isquirião, mártir (†250). Morto no Egito durante as perseguições de Décio, por negar sacrifício aos ídolos.

Santo Hungero, Bispo (†866). Zeloso pastor da Diocese de Utrecht, Holanda, transtornada pela invasão dos normandos.

Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem (†1917). Fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus e dedicou-se de modo especial a socorrer os imigrantes necessitados.

Beato Tomás Holland, presbítero e mártir (†1642). Jesuíta condenado à forca, no tempo de Carlos I, por exercer seu ministério sacerdotal na Inglaterra.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de setembro de 2024

Domingo da 25ª semana do Tempo Comum Leituras da...

21 de setembro de 2024

Festa de São Mateus São Mateus, Apóstolo e Evangelista. Rico...

20 de setembro de 2024

Memória dos Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chong...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever