23 de dezembro de 2024

Segunda-feira da 3ª semana do Advento

Memória facultativa de São João Câncio (ou de Kenty), presbítero (†1473 Cracóvia – Polônia). Sendo sacerdote, se dedicou ao ensino durante muitos anos na Universidade de Cracóvia e depois assumiu o ministério pastoral da paróquia de Olkusz, onde associou às suas grandes virtudes o testemunho de uma reta fé e foi para os seus colaboradores e discípulos um exemplo de piedade e caridade para com o próximo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ml 3,1-4.23-24

Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”.

Salmo responsorial: Sl 24(25),4-5ab.8-9.10 e 14 (R. Lc 21,28)

R. Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!

4Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *e fazei-me conhecer a vossa estrada! 5aVossa verdade me oriente e me conduza, *bporque sois o Deus da minha salvação! R.

8O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor *para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. 14O Senhor se torna íntimo aos que o temem *e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

Evangelho: Lc 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.


Santos em destaque

São Sérvulo, o Paralítico (†c. 590). Paralítico desde a infância, pedia esmolas no pórtico de uma igreja de Roma e compartilhava com outros pobres o que recolhia.

Santo Ivo, Bispo (†1116). Restabeleceu a ordem entre os cônegos, e muito agiu e escreveu a fim de promover a concórdia entre o clero e os poderes civis, para bem da Igreja.

São Torlaco de Skálholt, Bispo (†1193). Recebeu a ordenação sacerdotal aos 19 anos. Nomeado Bispo de Skálholt, Islândia, dedicou-se à renovação moral do Clero e do povo.

Santa Maria Margarida d’Youville, religiosa (†1771). Viúva, educou piedosamente seus dois filhos, encaminhando-os ao sacerdócio. Dedicou-se depois à assistência aos pobres, enfermos e anciãos. Fundou em Montreal, Canadá, a Congregação das Irmãs da Caridade.

São José Cho Yun-ho, mártir (†1866). Morto a bastonadas sendo ainda jovem em Tjyen-Tiyon (Coreia), por seguir os passos do seu pai, o também mártir São Pedro Cho Hwa-sŏ.

Beato Nicolau Factor, presbítero (†1583). Sacerdote franciscano que, abrasado de amor a Deus, foi várias vezes arrebatado em êxtase. Faleceu em Valência, Espanha, aos 63 anos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever