Sábado da 7ª semana do Tempo Comum
Memórias facultativa de São Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja (†735). Monge do mosteiro beneditino de Saint Peter, em Wearmouth, Inglaterra, dedicou toda a sua vida à meditação e ao estudo das Sagradas Escrituras. Deixou uma vasta obra literário-teológica.
São Gregório VII, Papa (+1085). Aceitou “com muita dor, gemido e pranto” o pesado encargo do Sumo Pontificado. Lutou contra a simonia e a intromissão do poder civil nos assuntos eclesiásticos. Faleceu no exílio.
Santa Maria Madalena de Pázzi, virgem (†1607). Ingressou no convento carmelita de Florença, Itália, onde pregou ardentemente a reforma da Igreja e recebeu de Deus dons extraordinários.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura:Tg 5,13-20
Caríssimos, 13se alguém dentre vós está sofrendo, recorra à oração. Se alguém está alegre, entoe hinos. 14Se alguém dentre vós estiver doente, mande chamar os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. 15A oração feita com fé salvará o doente e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão. 16Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder. 17Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses. 18Em seguida tornou a orar, e o céu deu a chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto. 19Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir, 20saiba este que aquele que reconduz um pecador esencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.
Salmo responsorial: Sl 140(141),1-2.3 e 8 (R. 2a)
R. Minha oração suba a vós como incenso!
1Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; *quando eu grito, escutai minha voz! 2Minha oração suba a vós como incenso, *e minhas mãos, como oferta da tarde! R.
3Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *e vigias às portas dos lábios! 8A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, *em vós me abrigo: poupai minha vida! R.
Evangelho: Mc 10,13-16
Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Santos em destaque
São Genádio, abade e Bispo (†c. 925). Abade do mosteiro de San Pedro de Montes, Espanha, foi eleito Bispo de Astorga, mas renunciando à dignidade episcopal, retornou à vida monacal.
São Gério (†c. 1270). Depois de ter sido conde de Lunel, abraçou a vida de eremita e morreu durante uma santa peregrinação em Montesanto, Itália.
São Pedro Doan Van Van, mártir (†1857). Catequista e administrador paroquial, decapitado no Vietnã.
São Dionísio Ssebuggwawo, mártir (†1886). Era pajem do Rei Mwanga, de Uganda, quando se converteu ao cristianismo. O monarca cravou-lhe uma lança na garganta ao saber que ele estava catequizando o filho do primeiro-ministro.
Beato Gerardo Mecatti, eremita (†c. 1245). Distribuiu seus bens aos pobres e retirou-se à solidão em Villamagna, Itália.
Beato Nicolau Cehelskyj, presbítero e mártir (†1951). Sacerdote do rito bizantino, preso no campo de trabalhos forçados de Javas, Moldávia, onde morreu.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens