25 de março de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 42,1-7

1“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega, mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”. 5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

Salmo responsorial: Sl 26(27),1.2.3.13-14 (R. 1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação.

1O Senhor é minha luz e salvação; *de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; *perante quem eu tremerei? R.

2Quando avançam os malvados contra mim, *querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, *que tropeçam e sucumbem. R.

3Se contra mim um exército se armar, *não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, *mesmo assim confiarei. R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, *espera no Senhor! R.

Evangelho: Jo 12,1-11

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4Então falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?” 6Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. 9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 10Então os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.


Santos em destaque

São Dimas. Tendo professado sua fé em Nosso Senhor na hora suprema da Paixão, mereceu ser reconhecido pela Igreja como “o bom ladrão”.

Santa Margarida Clitherow, mártir (†1586). Mãe de família que escondia em sua casa os sacerdotes perseguidos durante o reinado de Isabel I da Inglaterra.

Santa Lúcia Filippíni, virgem (†1732). Para promover a formação das jovens e mulheres, fundou o Instituto das Piedosas Mestras em Montefiascone, Itália.

Beato Jaime Bird, mártir (†1592). Aos quinze anos abraçou a Fé Católica e praticou a Religião em segredo. Aos dezenove foi condenado e morto em Winchester, Inglaterra, por ter se recusado a participar de uma Liturgia herética.

Beato Plácido Riccárdi, presbítero (†1915). Monge beneditino que se destacou pela vida de oração e incansável observância da Regra, apesar de sofrer contínuas enfermidades.

Beata Josafata, virgem (†1919). No Instituto das Irmãs Servas de Maria Imaculada, por ela fundado, dedicou-se a fazer o bem onde houvesse necessidade, em Chervonohrad, Ucrânia.

Beata Maria Alfonsina Danil Ghattas, virgem (†1927).Fundou na Terra Santa a Congregação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Rosário de Jerusalém.

Beato Emiliano Kovč, presbítero e mártir (†1944). Sacerdote ucraniano de rito grego, queimado vivo no campo de concentração de Majdanek, Polônia, dando testemunho de sua Fé.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

27 de novembro de 2024

Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever