29 de janeiro de 2026

Quinta-feira da 3ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 7,18-19.24-29

Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus! 24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: “O Senhor Todo-poderoso é o Deus de Israel”. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor Todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração. 28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa ao teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

Salmo responsorial: Sl 131(132),1-2.3-5.11.12.13-14 (R. Lc 1,32b)

R. O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

1Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi *e de quanto vos foi ele dedicado; 2do juramento que ao Senhor havia feito *e de seu voto ao Poderoso de Jacó: R.

3“Não entrarei na minha tenda, minha casa, *nem subirei à minha cama em que repouso, 4não deixarei adormecerem os meus olhos, *nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, 5até que eu ache um lugar para o Senhor, *uma casa para o Forte de Jacó!” R.

11O Senhor fez a Davi um juramento, *uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre *colocarei sobre o trono em teu lugar! R.

12Se teus filhos conservarem minha Aliança *e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se *eternamente sobre o trono que te dei!” R.

13Pois o Senhor quis para si Jerusalém *e a desejou para que fosse sua morada:14“Eis o lugar do meu repouso para sempre, *eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” R.

Evangelho: Mc 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.


Santos em destaque

São Valério (†s. III). Segundo bispo de Trèveris, na Alemanha.

Santo Afraates, eremita (†c.378). Nascido próximo a Nínive, no atual Iraque, converteu-se ao Cristianismo e passou a viver como anacoreta em Edessa, Síria.

São Sulpício Severo, Bispo (†591). São Gregório de Tours elogiou sua sabedoria, zelo pastoral e empenho em restaurar a observância religiosa na Diocese de Bourges, França.

São Gildas, o Sábio, abade (†570). Escreveu sobre a destruição da Bretanha, lamentando as calamidades do seu povo e increpando o desatino dos príncipes e do clero. Segundo a tradição, fundou um mosteiro em Rhuys, na costa da Bretanha francesa, onde morreu.

Beata Villana de Bóttis, mãe de família (†1361). Abandonando a vida frívola que levava em Florença, Itália, fez-se Terciária Dominicana e destacou-se pela assídua meditação sobre Cristo Crucificado, austeridade de vida e caridade para com os pobres.

Beato Bronislau Markiewicz, presbítero (†1912). Sacerdote salesiano, fundador da Congregação de São Miguel Arcanjo. Morreu em Miejsce Piestowe, Polônia.

Beata Boleslava Maria Lament, virgem (†1946). Fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, num difícil período de instabilidade política.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2026

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2026

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2026

Terçça-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever