3 de janeiro de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 2,29-3,6

Caríssimos, 29já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado, comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

Salmo responsorial: Sl 97(98),1.3cd-4.5-6 (R. 3a)

R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.

3cOs confins do universo contemplaram *da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa *e da cítara suave! 6Aclamai, com os clarins e as trombetas, *ao Senhor, o nosso Rei! R.

Evangelho: Jo 1,29-34

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”


Santos em destaque

São Daniel, Diácono e mártir (†c. 304). Diácono da Igreja de Pádua, Itália, onde morreu martirizado durante as perseguições de Diocleciano.

São Górdio, mártir (†304). Centurião romano admirado por São Basílio e morto na Capadócia, Turquia, por ter confessado sua fé em Jesus Cristo.

São Teógenes, mártir (†320). Preso, torturado e jogado ao mar em Pario, atual Turquia, por negar-se a prestar serviço militar por causa de sua Fé.

Santa Genoveva, virgem (†c. 500). Aos 15 anos recebeu de São Germano de Auxerre o véu das virgens. Padroeira de Paris, confortou os habitantes da cidade aterrorizados ante a ameaça dos bárbaros, e os socorreu em tempo de carestia.

São Ciríaco Elias Chavara, presbítero (†1871). Fundou em Mannanam, Índia, a Congregação dos Irmãos Carmelitas de Maria Imaculada e colaborou na fundação da Congregação das Irmãs da Mãe do Carmelo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

9 de fevereiro de 2025

Domingo da 5ª semana do Tempo Comum Leituras da...

8 de fevereiro de 2025

Sábado da 4ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

7 de fevereiro de 2025

Sexta-feira da 4ª semana do Tempo Comum Em Portugal, Festa...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever