3 de janeiro de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 2,29-3,6

Caríssimos, 29já que sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele. 3,1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 4Todo o que comete pecado, comete também a iniquidade, porque o pecado é a iniquidade. 5Vós sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele não há pecado. 6Todo aquele que peca mostra que não o viu, nem o conheceu.

Salmo responsorial: Sl 97(98),1.3cd-4.5-6 (R. 3a)

R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.

3cOs confins do universo contemplaram *da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa *e da cítara suave! 6Aclamai, com os clarins e as trombetas, *ao Senhor, o nosso Rei! R.

Evangelho: Jo 1,29-34

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”


Santos em destaque

São Daniel, Diácono e mártir (†c. 304). Diácono da Igreja de Pádua, Itália, onde morreu martirizado durante as perseguições de Diocleciano.

São Górdio, mártir (†304). Centurião romano admirado por São Basílio e morto na Capadócia, Turquia, por ter confessado sua fé em Jesus Cristo.

São Teógenes, mártir (†320). Preso, torturado e jogado ao mar em Pario, atual Turquia, por negar-se a prestar serviço militar por causa de sua Fé.

Santa Genoveva, virgem (†c. 500). Aos 15 anos recebeu de São Germano de Auxerre o véu das virgens. Padroeira de Paris, confortou os habitantes da cidade aterrorizados ante a ameaça dos bárbaros, e os socorreu em tempo de carestia.

São Ciríaco Elias Chavara, presbítero (†1871). Fundou em Mannanam, Índia, a Congregação dos Irmãos Carmelitas de Maria Imaculada e colaborou na fundação da Congregação das Irmãs da Mãe do Carmelo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

1 de abril de 2024

Segunda-feira na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever