3 de março de 2025

Segunda-feira da 8ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Eclo 17,20-28

20Aos arrependidos Deus concede o caminho de regresso, e conforta aqueles que perderam a esperança, e lhes dá a alegria da verdade. 21Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, 22suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas. 23Volta ao Altíssimo, desvia-te da injustiça e detesta firmemente a iniquidade. 24Conhece a justiça e os juízos de Deus, e permanece constante no estado em que ele te colocou e na oração ao Deus altíssimo. 25Anda na companhia do povo santo, com aqueles que vivem e proclamam a glória de Deus. 26Não te demores no erro dos ímpios, louva a Deus antes da morte; o morto, como quem não existe, já não louva. 27Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e saúde, louva a Deus e glorifica-o nas suas misericórdias. 28Quão grande é a misericórdia do Senhor e o seu perdão para com todos aqueles que a ele se convertem!

Salmo responsorial: Sl 31(32),1-2.5.6.7 (R. 11a)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! 

1Feliz o homem que foi perdoado *e cuja falta já foi encoberta! 2Feliz o homem a quem o Senhor †não olha mais como sendo culpado, *e em cuja alma não há falsidade! R.

5Eu confessei, afinal, meu pecado, *e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” *E perdoastes, Senhor, minha falta. R.

6Todo fiel pode, assim, invocar-vos, *durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, *não poderão atingi-lo jamais. R.

7Sois para mim proteção e refúgio; *na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo *da salvação que me vem só de vós. R.

Evangelho: Mc 10,17-27

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” 18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22Mas, quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.


Santos em destaque

São Marinho e Santo Astério, márrtires, militares da Palestina, séc. III.

Santo Anselmo de Nonantola, abade (†803). Renunciou ao ducado de Friuli para ingressar em um cenóbio. Fundou em Nonantola, Itália, um hospital para peregrinos e um mosteiro, do qual se tornou abade.

Santa Cunegundes, imperatriz († entre 1033 e 1039). Casada com Henrique de Baviera, imperador do Sacro Império, fundou mosteiros, construiu igrejas e favoreceu a evangelização. Após a morte do marido, ingressou num dos mosteiros por ela fundados, onde morreu santamente.

Santa Teresa Eustóquio Verzéri, virgem (†1852). Fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, em Bérgamo, Itália.

Santa Catarina Drexel, virgem (†1955). Fundadora da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, em Filadélfia, Estados Unidos. Trabalhou para a educação de índios e negros.

Beato Frederico da Frísia, abade (†1175). Foi pároco de Hallum, Holanda, e depois abade do mosteiro premonstratense de Mariengaarde.

Beato Pedro Jeremias, presbítero (†1452). Religioso dominicano que, confirmado por São Vicente Ferrer na pregação, consagrou-se totalmente à obra da salvação das almas. Faleceu em Palermo, Itália.

Beato Jacobino de Canepacci, religioso (†1508). Irmão leigo carmelita do mosteiro de Vercelli, Itália.

Beatos Liberato Weiss, Samuel Marzorati e Miguel Pio Fasoli da Zerbo, presbíteros e mártires (†1716). Religiosos missionários franciscanos lapidados em Gondar, Etiópia.

Beato Pedro-Renato Rogue, presbítero e mártir (†1796). Sacerdote Lazarista martirizado durante a Revolução Francesa, por recusar a Constituição Civil do Clero.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

8 de abril de 2025

Terça-feira da 5ª semana da Quaresma  Leituras da Missa ...

7 de abril de 2025

Segunda-feira da 5ª semana da Quaresma  Memória facultativa de São...

6 de abril de 2025

5º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever