Segunda-feira. 6º dia na oitava do Natal
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Jo 2,12-17
12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno. 14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno. 15Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. 17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Salmo responsorial: Sl 95(96),1-2.11-12.13 (R/.11a)
R. O céu se rejubile e exulte a terra!
1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, 2cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação. R.
11O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; 12os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas. R.
13Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça e os povos julgará com lealdade. R.
Evangelho: Lc 2,36-40
Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
Santos em destaque
São Félix I, Papa (†274). Regeu a Igreja durante o governo do imperador Aureliano.
Santo Anísio, Bispo (†406). Participou do Sínodo de Cápua e, por sua fidelidade à doutrina da Igreja, recebeu grandes louvores de Santo Ambrósio.
São Perpétuo de Tours, Bispo (†491). Edificou a Basílica de São Martinho, em Tours, França, e restabeleceu em sua Igreja a prática de jejuns e vigílias.
São Rogério, Bispo de Bari, Itália (†1129).
São Lourenço de Frazzanò, monge (†c. 1162). Levou vida monástica segundo a observância dos Padres orientais em Frazzanò, na ilha da Sicília.
Beata Margarida Colonna, virgem (†1280). Jovem de família principesca, distribuiu sua grande fortuna entre os pobres e fundou um mosteiro de clarissas em Palestrina, Itália, onde se dedicou à oração, penitência e contemplação.
Beata Eugênia Ravasco, virgem (†1900). Fundadora do Instituto das Irmãs Filhas dos Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria.
Beato João Maria Boccardo, presbítero (†1913). Pároco de Pancalieri, Itália. Fundou a Congregação das Pobres Filhas de São Caetano de Thiene, para auxiliar os órfãos, doentes e anciãos, e dar educação cristã à juventude.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online