5 de janeiro de 2026

Segunda-feira Tempo do Natal depois da Epifania

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 3,22-4,6

Caríssimos, 22qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu. 4,1Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. 2Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: todo espírito que leva a professar que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; 3e todo espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo. 4Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo. 5Os vossos adversários são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvidos. 6Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus, escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Salmo responsorial: Sl 2,7-8.10-11 (R. 8a)

R. Eu te darei por tua herança os povos todos.

7O decreto do Senhor promulgarei, †foi assim que me falou o Senhor Deus: *”Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! 8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei †por tua herança os povos todos e as nações, *e há de ser a terra inteira o teu domínio. R.

10E agora, poderosos, entendei; *soberanos, aprendei esta lição: 11Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *e prestai-lhe homenagem com respeito! R.

Evangelho: Mt 4,12-17.23-25

Naquele tempo, 12ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.


Santos em destaque

Santa Emiliana, virgem (†séc. VI). Tia paterna de São Gregório Magno, falecida em Roma.

Santo Eduardo o Confessor, rei (†1066). Conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu a comunhão com a Sé Apostólica.

São João Nepomuceno Neumann, Bispo (†1860). Religioso redentorista que, como Bispo de Filadélfia, Estados Unidos, empenhou-se em dar assistência aos imigrantes pobres e formação cristã às crianças.

São Carlos de Santo André Houben, presbítero (†1893). Religioso passionista holandês, missionário na Inglaterra e na Irlanda, zeloso ministro do Sacramento da Confissão.

Santa Genoveva Torres Morales, virgem (†1956). Fundadora do Instituto das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e dos Santos Anjos, em Saragoça, Espanha.

Beata Maria Repetto, virgem (†1890). Religiosa das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio no Monte Calvário em Gênova, Itália, notável na sua atividade para confortar os aflitos e fortalecer os vacilantes na esperança da salvação.

Beata Marcelina Darowska, religiosa (†1911). Após a morte do marido e do filho primogênito, consagrou-se a Deus e fundou em Jazlowice, Ucrânia, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Virgem Maria, para a educação das jovens.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

7 de janeiro de 2026

Quarta-feira Tempo do Natal depois da Epifania Memória facultativa de...

6 de janeiro de 2026

Terça-feira Tempo do Natal depois da Epifania Leituras da...

4 de janeiro de 2026

Solenidade da Epifania do Senhor Epifania significa manifestação ou apresentação...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever