5 de janeiro de 2024

Sexta-feira Tempo do Natal antes da Epifania

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 3,11-21

Caríssimos, 11esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros, 12não como Caim, que, sendo do Maligno, matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas. 13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte. 15Todo aquele que odeia o seu irmão é um homicida. E vós sabeis que nenhum homicida conserva a vida eterna dentro de si. 16Nisto conhecemos o amor: Jesus deu a sua vida por nós. Portanto, também nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas, diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele? 18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus.

Salmo responsorial: Sl 99(100),2.3.4.5 (R. 2a)

R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira!

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos! R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho. R.

4Entrai por suas portas dando graças, †e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei! R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente! R.

Evangelho: Jo 1,43-51

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


Santos em destaque

Santa Emiliana, virgem (†séc. VI). Tia paterna de São Gregório Magno, falecida em Roma.

Santo Eduardo o Confessor, rei (†1066). Conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu a comunhão com a Sé Apostólica.

São João Nepomuceno Neumann, Bispo (†1860). Religioso redentorista que, como Bispo de Filadélfia, Estados Unidos, empenhou-se em dar assistência aos imigrantes pobres e formação cristã às crianças.

São Carlos de Santo André Houben, presbítero (†1893). Religioso passionista holandês, missionário na Inglaterra e na Irlanda, zeloso ministro do Sacramento da Confissão.

Santa Genoveva Torres Morales, virgem (†1956). Fundadora do Instituto das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e dos Santos Anjos, em Saragoça, Espanha.

Beata Maria Repetto, virgem (†1890). Religiosa das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio no Monte Calvário em Gênova, Itália, notável na sua atividade para confortar os aflitos e fortalecer os vacilantes na esperança da salvação.

Beata Marcelina Darowska, religiosa (†1911). Após a morte do marido e do filho primogênito, consagrou-se a Deus e fundou em Jazlowice, Ucrânia, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Virgem Maria, para a educação das jovens.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória Facultativa de São...

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever