5 de maio de 2024

Sexto Domingo da Páscoa 


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 10,25-26.34-35.44-48

25Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu, também, sou apenas um homem”. 34Então, Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”. 44Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: 47“Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” 48E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.

Salmo responsorial: Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

R. O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, *e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel *bpela casa de Israel. R.

  cOs confins do universo contemplaram *da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai! R.

Segunda leitura: 1Jo 4,7-10

Caríssimos: 7Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

Evangelho: Jo 15,9-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.


Santos em destaque

São Máximo, Bispo (†c. 350). Após ser torturado e condenado a trabalhos forçados por causa da Fé, foi libertado e tornou-se Bispo de Jerusalém.

São Bretão (†386). Bispo de Tréveris, Alemanha, defendeu sua grei dos erros de Prisciliano, mas, junto com Santo Ambrósio de Milão e São Martinho de Tours, opôs-se à execução deste e dos seus seguidores.

Santo Hilário de Arles, Bispo (†449). Monge do mosteiro de Lérins, eleito Bispo de Arles, França, acolheu os órfãos, socorreu os pobres e pregou aos pecadores a misericórdia de Deus.

São Sacerdote, Bispo e monge (†séc. VIII). Foi eleito Bispo de Limoges, França, mas no fim de sua vida quis voltar à vida monástica.

São Gotardo de Hildesheim, Bispo (†1038). Monge beneditino eleito Bispo de Hildesheim, restabeleceu a disciplina religiosa, abriu escolas, ajudou como pai o povo fiel.

Santo Avertino, Diácono (†1189). Diácono que acompanhou São Tomás Becket no exílio e, após a morte de seu mestre, viveu como eremita em Vençay, França.

Santo Ângelo, mártir (†1225). Sacerdote da Ordem do Carmo. Nasceu em Jerusalém, lutou contra a heresia dos cátaros e foi morto na Sicília enquanto pregava na igreja de São Tiago de Licata.

Beata Catarina Cittadini, virgem (†1857). Fundou a Congregação das Irmãs Ursulinas de Somasca, Itália, dedicada à formação das meninas pobres, dando especial acolhida às órfãs.

Beato Gregório Frackowiak, religioso e mártir (†1943). Religioso da Sociedade do Verbo Divino, preso e decapitado em Dresden, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever