5 de maio de 2025

Segunda-feira da Terceira semana da Páscoa

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 6,8-15

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao sinédrio. 13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”. 15Todos os que estavam sentados no sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

Salmo responsorial: Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b)
R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

23Que os poderosos reunidos me condenem; *o que me importa é o vosso julgamento! 24Minha alegria é a vossa Aliança, *meus conselheiros são os vossos mandamentos. R.

26Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, *ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! 27Fazei-me conhecer vossos caminhos, *e então meditarei vossos prodígios! R.

29Afastai-me do caminho da mentira *e dai-me a vossa lei como um presente! 30Escolhi seguir a trilha da verdade, *diante de mim eu coloquei vossos preceitos. R.

Evangelho: Jo 6,22-29

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade eu vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.


Santos em destaque

São Máximo, Bispo (†c. 350). Após ser torturado e condenado a trabalhos forçados por causa da Fé, foi libertado e tornou-se Bispo de Jerusalém.

São Bretão (†386). Bispo de Tréveris, Alemanha, defendeu sua grei dos erros de Prisciliano, mas, junto com Santo Ambrósio de Milão e São Martinho de Tours, opôs-se à execução deste e dos seus seguidores.

Santo Hilário de Arles, Bispo (†449). Monge do mosteiro de Lérins, eleito Bispo de Arles, França, acolheu os órfãos, socorreu os pobres e pregou aos pecadores a misericórdia de Deus.

São Sacerdote, Bispo e monge (†séc. VIII). Foi eleito Bispo de Limoges, França, mas no fim de sua vida quis voltar à vida monástica.

São Gotardo de Hildesheim, Bispo (†1038). Monge beneditino eleito Bispo de Hildesheim, restabeleceu a disciplina religiosa, abriu escolas, ajudou como pai o povo fiel.

Santo Avertino, Diácono (†1189). Diácono que acompanhou São Tomás Becket no exílio e, após a morte de seu mestre, viveu como eremita em Vençay, França.

Santo Ângelo, mártir (†1225). Sacerdote da Ordem do Carmo. Nasceu em Jerusalém, lutou contra a heresia dos cátaros e foi morto na Sicília enquanto pregava na igreja de São Tiago de Licata.

Beata Catarina Cittadini, virgem (†1857). Fundou a Congregação das Irmãs Ursulinas de Somasca, Itália, dedicada à formação das meninas pobres, dando especial acolhida às órfãs.

Beato Gregório Frackowiak, religioso e mártir (†1943). Religioso da Sociedade do Verbo Divino, preso e decapitado em Dresden, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

20 de maio de 2025

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória facultativa de São...

19 de maio de 2025

Segunda-feira da 5ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

18 de maio de 2025

Quinto Domingo da Páscoa  Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever