7 de janeiro de 2026

Quarta-feira Tempo do Natal depois da Epifania

Memória facultativa de São Raimundo de Penhaforte, presbítero (Barcelona, †1275). Professor de filosofia aos 20 anos, aos 47 entrou para a Ordem Dominicana, da qual foi o terceiro Superior Geral.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 4,11-18

 11 Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama 15que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo. 18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Salmo responsorial: Sl 71(72),1-2.10-11.12-13 (R. cf. 11)

R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *vossa justiça ao descendente da realeza!2Com justiça ele governe o vosso povo, *com equidade ele julgue os vossos pobres. R.

10Os reis de Társis e das ilhas hão de vir *e oferecer-lhes seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá *hão de trazer-lhe oferendas e tributos.11Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, *e todas as nações hão de servi-lo. R.

12Libertará o indigente que suplica, *e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. 13Terá pena do indigente e do infeliz, *e a vida dos humildes salvará. R.

Evangelho: Mc 6,45-52

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.


Santos em destaque

São Luciano, presbítero e mártir (†312). Dedicou-se ao estudo das Escrituras e fundou a Escola Bíblica de Antioquia. Na perseguição de Maximino Daia, não temeu dar a vida em testemunho da verdadeira Fé.

São Ciro, Bispo (†714). Monge da Paflagônia (norte da Turquia), eleito Patriarca de Constantinopla. Foi expulso da sua Sé e morreu no exílio.

São Canuto Lavard, Bispo (†1137). Duque de Schleswig, na Dinamarca, governou com prudência e bondade o principado e fomentou a piedade do seu povo. Foi assassinado por inimigos que invejavam a sua autoridade.

São José Tuân, mártir (†1862). Pai de família e agricultor, que morreu degolado em An Bai, Vietnã, por se ajoelhar diante de um Crucifixo, ao invés de calcá-lo aos pés.

Beato Mateus Guimerá, Bispo (†1451). Da Ordem dos Menores, dedicou-se intensamente ao culto e à exaltação do Santíssimo Nome de Jesus, em Agrigento, Itália.

Beato Ambrósio Fernandes, mártir (†1620). Foi admitido como religioso na Companhia de Jesus no Japão e, depois de ter padecido muitas privações, morreu por Cristo no cárcere.

Beata Maria Teresa Haze, virgem (†1876). Fundadora da Congregação das Filhas da Cruz, em Liège, Bélgica. Morreu aos 99 anos de idade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

31 de dezembro de 2025

Quarta-feira. 7º Dia na Oitava de Natal Leituras da...

30 de dezembro de 2025

Terça-feira. 6º dia na oitava do Natal Leituras da...

29 de dezembro de 2025

Segunda-feira. 5º dia na oitava do Natal Leituras da...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever