8 de janeiro de 2025

Quarta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 4,11-18

 11 Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama 15que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo. 18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Salmo responsorial: Sl 71(72),1-2.10-11.12-13 (R. cf. 11)

R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *vossa justiça ao descendente da realeza!2Com justiça ele governe o vosso povo, *com equidade ele julgue os vossos pobres. R.

10Os reis de Társis e das ilhas hão de vir *e oferecer-lhes seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá *hão de trazer-lhe oferendas e tributos.11Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, *e todas as nações hão de servi-lo. R.

12Libertará o indigente que suplica, *e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. 13Terá pena do indigente e do infeliz, *e a vida dos humildes salvará. R.

Evangelho: Mc 6,45-52

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.


Santos em destaque

Santo Apolinário, Bispo (†séc. II). Autor de várias obras contra as heresias e de uma apologia da Religião Cristã, dedicada ao imperador Marco Aurélio.

São Severino, presbítero e monge (†c. 482). Reorganizou a região da Nórica (atual Áustria), devastada pelos hunos. Reformou os costumes, converteu infiéis, fundou mosteiros e deu instrução religiosa aos que necessitavam.

São Jorge de Koziba, monge e eremita (†c. 614). Originário de Chipre, passou a morar como eremita em Koziba, nas proximidades de Jericó e fundou ali um famoso mosteiro.

Santo Erardo, Bispo (†707). Natural da Escócia, propagou o Evangelho em Ratisbona, Alemanha, onde exerceu seu ministério episcopal.

Santa Gudélia, virgem (†c. 712). Dedicou-se, em sua casa em Moorsel, Bélgica, às obras de caridade e à oração.

São Lourenço Justiniano, Bispo (†1456). Ilustrou a Igreja de Veneza, Itália, com a doutrina da Sabedoria Eterna.

Beato Eduardo Waterson, presbítero e mártir (†1593). Durante o reinado de Isabel I, chegou à Inglaterra para exercer o seu ministério sacerdotal, sendo condenado à morte e enforcado no patíbulo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

14 de maio de 2025

Festa de São Matias, Apóstolo Segundo algumas tradições, morreu crucificado...

13 de maio de 2025

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de Nossa...

12 de maio de 2025

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever