Como os Apóstolos, juntamente com Maria, “subiram para a sala de cima” e ali “unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração” (At 1, 13-14), assim também hoje nos reunimos aqui no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é para nós nesta hora “a sala de cima”, onde Maria, Mãe do Senhor, Se encontra no meio de nós.
Maria Santíssima, escola de fé
Hoje é Ela que orienta a nossa meditação; Ela nos ensina a rezar. É Ela que nos mostra o modo como abrir nossas mentes e os nossos corações ao poder do Espírito Santo, que vem para ser transmitido ao mundo inteiro.
Acabamos de recitar o Rosário. Através dos seus ciclos meditativos, o Divino Consolador quer nos introduzir no conhecimento de um Cristo que brota da fonte límpida do texto evangélico. Por sua vez, a Igreja do terceiro milênio se propõe dar aos cristãos a capacidade de “conhecerem” – com palavras de São Paulo – “o mistério de Deus, isto é Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Col 2, 2-3).
Maria Santíssima, a Virgem pura e sem mancha é para nós escola de fé destinada a conduzir-nos e a fortalecer-nos no caminho que leva ao encontro com o Criador do Céu e da terra.
“Permanecei na escola de Maria”
O Papa veio a Aparecida com viva alegria para vos dizer primeiramente: “Permanecei na escola de Maria”. Inspirai-vos nos seus ensinamentos, procurai acolher e guardar dentro do coração as luzes que Ela, por mandato divino, vos envia lá do alto.
Maria orienta nossa meditação, Ela nos ensina a rezar. É Ela que nos mostra o modo como abrir nossos corações ao Espírito Santo
Como é bom estarmos aqui reunidos em nome de Cristo, na fé, na fraternidade, na alegria, na paz, “na oração com Maria, a Mãe de Jesus” (At 1, 14). Como é bom, queridos presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e famílias cristãs, estarmos aqui no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é morada de Deus, casa de Maria e casa de irmãos […].
Grande apreço pelo Brasil
Sinto-me muito feliz em estar aqui convosco, em vosso meio! O Papa vos ama! O Papa vos saúda afetuosamente! Reza por vós! E suplica ao Senhor as mais preciosas bênçãos para os movimentos, associações e as novas realidades eclesiais, expressão viva da perene juventude da Igreja! Que sejais muito abençoados!
Aqui vai minha saudação muito afetuosa a vós, famílias aqui congregadas e que representais todas as caríssimas famílias cristãs presentes no mundo inteiro. Alegro-me de modo especialíssimo convosco e vos envio o meu abraço de paz.
Agradeço a acolhida e a hospitalidade do povo brasileiro. Desde que aqui cheguei fui recebido com muito carinho! As várias manifestações de apreço e saudações demonstram o quanto vós quereis bem, estimais e respeitais o Sucessor do Apóstolo Pedro.
Meu predecessor, o Servo de Deus Papa João Paulo II, referiu-se várias vezes à vossa simpatia e espírito de acolhida fraterna. Ele tinha toda razão! […]
A vida religiosa, dádiva de Deus à Igreja
Detenho meu olhar e atenção agora sobre vós, estimados consagrados e consagradas, aqui reunidos no santuário da Mãe, Rainha e padroeira do povo brasileiro, e também espalhados por todas as partes do mundo.
Permanecei na escola de Maria. Inspirai-vos nos seus ensinamentos, guardai no coração as luzes que Ela vos envia lá do alto
Vós, religiosos e religiosas, sois uma dádiva, um presente, um dom divino que a Igreja recebeu do seu Senhor. Agradeço a Deus a vossa vida e o testemunho que dais ao mundo de um amor fiel a Deus e aos irmãos. Esse amor sem reservas, total, definitivo, incondicional e apaixonado se expressa no silêncio, na contemplação, na oração e nas atividades mais diversas que realizais, em vossas famílias religiosas, em favor da humanidade e principalmente dos mais pobres e abandonados.
Isso tudo suscita no coração dos jovens o desejo de seguir mais de perto e radicalmente o Cristo Senhor e oferecer a vida para testemunhar aos homens e mulheres do nosso tempo que Deus é Amor e que vale a pena deixar-se cativar e fascinar para dedicar-se exclusivamente a Ele.
Religiosos santos do Brasil
A vida religiosa no Brasil sempre foi marcante e teve um papel de destaque na obra da evangelização, desde os primórdios da colonização.
Ontem ainda, tive a grande satisfação de presidir a Celebração Eucarística na qual foi canonizado Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, presbítero e religioso franciscano, primeiro Santo nascido no Brasil. Ao seu lado, um outro testemunho admirável de consagrada é Santa Paulina, fundadora das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Teria muitos outros exemplos para citar. Que todos eles vos sirvam de estímulo para viverdes uma consagração total. Deus vos abençoe! […]
Prece a Nossa Senhora Aparecida
Vamos pedir à Mãe de Deus, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que zele pela vida de todos os cristãos. Ela, que é a estrela da evangelização, guie nossos passos no caminho do Reino celestial:
“Mãe nossa, protegei a família brasileira e latino-americana!
“Amparai, sob o vosso manto protetor, os filhos dessa pátria querida que nos acolhe. Vós, que sois a Advogada junto ao vosso Filho Jesus, dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa.
“Concedei aos nossos irmãos de toda a geografia latino-americana um verdadeiro ardor missionário irradiador de fé e de esperança. Fazei que o vosso clamor de Fátima pela conversão dos pecadores seja realidade, e transforme a vida da nossa sociedade. E Vós, que do Santuário de Guadalupe intercedeis pelo povo do continente da esperança, abençoai as suas terras e os seus lares. Amém”. ◊
BENTO XVI.
Discurso no Santuário Nacional de
Nossa Senhora Aparecida, 12/5/2007